1. (Colégio Pedro II 2016)
(...) E
na introdução à dialética transcendental, Kant diz:
“Verdade ou aparência não se encontram no objeto na medida em que ele se dá na
intuição e sim no juízo a seu respeito, na medida em que é pensado.”
A
caracterização da verdade como “concordância”, adequatio, omoiosis, é, de
certo, por demais vazia e universal. (...)
(HEIDEGGER,
Martin. Ser e tempo, § 44, b). In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de
filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009, p.156.)
A partir do
trecho da obra Ser e tempo de Heidegger, pode ser afirmado que
A) Kant apresenta uma
concepção de verdade que discute o próprio conceito de verdade.
B) Kant também se ateve
ao conceito de verdade como concordância, a qual se encontra no juízo a
respeito do objeto.
C) Heidegger, assim como Kant,
afirma que a caracterização da verdade como concordância é vazia e universal.
D) Heidegger aponta que a
verdade entendida como juízo é que é vazia e universal, por ser correspondência
afastada da adequação entre sujeito e objeto.
2. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
“Tudo o que
recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos
sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos
eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos
enganou”.
Descartes, Meditações.
Podemos
assegurar que, de acordo com o racionalismo cartesiano, essa passagem trata
A) do processo de edificação
sistemática de incertezas que comprovam o quão falha é a razão para Descartes.
B) da insuficiência do processo
de dúvida como método de busca da verdade.
C) de como, para Descartes,
os sentidos são o caminho pelo qual chegamos à verdade, apesar de algumas vezes
provocarem enganos.
D) do primeiro passo da
dúvida metódica, em que a menor suspeita de engano leva Descartes a desconfiar
plenamente nos sentidos.
E) da instauração radical da
dúvida a tudo o que é possível conhecer, seja pelos sentidos ou pela razão,
como último estágio do racionalismo de Descartes.
3. (FCC 2016) “A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão
imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isto,
onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e
obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos,
afastadas”.
NÃO corresponde às características gerais do
conhecimento científico:
A) É objetivo,
pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
B) É
heterogêneo, isto é, busca as leis particulares de funcionamento dos fenômenos,
que nem sempre são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.
C) É
quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação
para coisas que parecem diferentes.
D) Estabelece
relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado
e suas relações com outros semelhantes ou diferentes.
E) Procura
renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias
em doutrinas e destas em preconceitos sociais.
4. (Colégio Pedro II
2016) Até os doze anos a menina é tão robusta quanto os irmãos e manifesta
as mesmas capacidades intelectuais; não há terreno em que lhe seja proibido
rivalizar com eles. Se, bem antes da puberdade e, às vezes, mesmo desde a
primeira infância, ela já se apresenta como sexualmente especificada, não é
porque misteriosos instintos a destinem imediatamente à passividade, ao
coquetismo, à maternidade: é porque a intervenção de outrem na vida da criança
é quase original e desde seus primeiros anos sua vocação lhe é imperiosamente
insuflada.
(BEAUVOIR,
Simone. O segundo sexo (Vol. 2). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p.
9-10.)
Os estudos de Simone de Beauvoir (1908-1986) contribuíram
incontestavelmente para os debates acerca da situação da mulher e a luta para a
igualdade de gênero.
A partir do
trecho acima, assinale a opção que melhor demonstra o problema apresentado pela
filósofa.
A) Beauvoir afirma a
distinção entre os sexos e inaugura o pensamento de uma feminilidade que faz
parte da condição humana da mulher. A natureza feminina é que compõe seu ser
enquanto mulher.
B) Beauvoir discute a
consolidação da posição social da mulher, pois, biológica e psiquicamente suas
distinções se apresentam de forma clara para um tratamento diferenciado em
relação aos homens.
C) Não há, para Beauvoir,
qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos. Esse é um mito
inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas.
D) A ideia de que “ninguém
nasce mulher: torna-se mulher” representa o ápice da filosofia feminista presente
em O segundo sexo, afirmando que, por natureza, qualquer um pode-se tornar
mulher socialmente.
5. (FCC 2016) Chauí afirma que “quando Darwin elaborou a teoria biológica da evolução
das espécies, o modelo de explicação usado por ele permitia-lhe supor que o
processo evolutivo ocorria por seleção natural dos mais aptos à sobrevivência.
Na mesma época a sociedade capitalista estava convencida de que o progresso
social e histórico provinha da competição e da concorrência entre os
indivíduos, segundo a lei econômica da oferta e da procura. Um filósofo,
Spencer, aplicou, então, a teoria darwiniana à sociedade: nesta, os mais
“aptos” (isto é, os mais capazes de competir e concorrer) tornam-se
naturalmente superiores aos outros, vencendo-os em riqueza, privilégios e
poder”.
Essa atitude do filósofo Spencer pode ser considerada
A) equivocada,
Spencer transpõe uma teoria científica (biológica) para uma explicação
filosófica sobre a essência da sociedade criando a ideologia evolucionista.
B) acertada,
Spencer ao transportar a teoria da evolução conseguiu explicar a origem das
desigualdades sociais.
C) acertada,
Spencer tomou conceitos referentes a fatos naturais e os converteu em fatos
sociais, demonstrando a relação natureza e sociedade.
D) equivocada,
porque Spencer, ao concluir pela superioridade de uns sobre os outros para
explicar o progresso social e histórico, deixa de considerar a luta de classes
como motor da história.
E) equivocada,
Spencer generalizou para toda a realidade resultados obtidos num campo particular
de conhecimentos específicos. Correta, porque considerou a existência do
circuito indivíduo/sociedade/espécie.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:C - 5:A
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