Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões de Filosofia XVI



1. (NUCEPE 2015) Sobre o problema do mal, podemos afirmar:
I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.
II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez   que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.
III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.
IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.
V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmações I e II estão erradas.
B) Somente as afirmações III, IV e V estão corretas.
C) Todas as afirmações estão corretas.
D) Todas as afirmações estão erradas.
E) Somente a afirmação V está errada.


2. (IF-RS 2015) “Mas não temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de me haver encontrado, desde a juventude, em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas, de que formei um método, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de alçá-lo pouco a pouco, ao mais alto ponto, a que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida lhe permitam atingir."
(DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 66.)
Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde às regras do método expostas por René Descartes nesse texto?
A) Jamais acolher alguma coisa como verdadeira que não se apresente clara e distintamente.
B) Procurar os juízos sintéticos a priori que possam fundamentar as condições de possibilidade do conhecimento humano.
C) Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quanto possíveis para melhor resolvê-las.
D) Conduzir por ordem os pensamentos dos objetos mais simples de conhecer até o conhecimento dos mais compostos.
E) Fazer, em toda parte, enumerações tão completas e revisões tão gerais com a certeza de nada omitir.


3. (UFMT 2015) Montesquieu (1689 – 1755), na obra O espírito das Leis , afirma: “Quando os poderes legislativo e executivo ficam reunidos numa mesma pessoa ou instituição do Estado, a liberdade desaparece [...] Não haveria também liberdade se o poder judiciário se unisse ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se uma mesma pessoa ou instituição do Estado exercesse os três poderes: o de fazer leis, o de ordenar a sua execução e o de julgar os conflitos entre os cidadãos.”.
A partir dessas informações sobre a filosofia política de Montesquieu e a divisão que propõe do poder, é correto afirmar:
A) O poder judiciário aplica as leis; o poder legislativo cria e aprova as leis; o poder executivo executa normatizações e deliberações referentes à administração do Estado.
B) O poder judiciário tem força para administrar o executivo; o poder executivo tem força para conduzir o judiciário; o poder legislativo tem força para tutelar o judiciário.
C) O poder legislativo aplica as leis; o poder executivo gerencia as normatizações e deliberações relacionadas à administração do Estado; o poder judiciário aprova as leis.
D) O poder executivo cria as leis; o poder judiciário sanciona as leis; o poder legislativo efetiva as leis na administração do Estado.


4. (NUCEPE 2015) Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que
I - “o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo”.
II - “no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da Ratio Studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas”.
III - “uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político”.
IV - “o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima”.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Apenas a afirmação II está correta.
B) Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV.
C) Apenas a afirmação I está errada.
D) Todas as afirmações estão erradas.
E) Todas as afirmações estão corretas.


5. (NUCEPE 2015) O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa CORRETA.
A) A problematização filosófica da Ética ambiental se define apenas a partir do horizonte do direitos dos animais não-sencientes.
B) Ética e ecologia se interseccionam no horizonte cosmológico dos determinantes naturais que configuram a organização do mundo ideal.
C) A dimensão ética do problema ambiental se restringe ao papel que os animais ocupam nos ecossistemas
D) A ética ambiental tem a tarefa de definir quais ecossistemas devem ser preservados e quais não o devem.
E) A ética ambiental consiste em teoria e prática sobre a preocupação adequada com valores e deveres em relação ao mundo natural.



GABARITO
1:C - 2:B - 3:A - 3:E - 5:E




Postar um comentário

0 Comentários