1. (CESPE 2013) Os PCNs para o Ensino Médio definem como competências e habilidades
para o ensino de filosofia
1.º) Representação e comunicação:
• ler textos filosóficos de modo significativo;
• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;
• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2.º) Investigação e compreensão:
• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3.º) Contextualização sociocultural:
• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
• ler textos filosóficos de modo significativo;
• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;
• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2.º) Investigação e compreensão:
• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3.º) Contextualização sociocultural:
• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
Considerando o eixo investigação e
compreensão dos PCN e refletindo acerca do ensino de filosofia no ensino médio,
é correto afirmar que
A) em função do
caráter investigativo e reflexivo da filosofia, a investigação e compreensão
constituem o eixo mais importante entre os definidos pelos PCN.
B) é
fundamental, no desenvolvimento do eixo de competências de investigação e
compreensão, a articulação da filosofia com as diferentes ciências e artes.
C) a competência
do eixo de investigação e compreensão só se torna possível por meio de debates
entre diversos professores de diversas disciplinas.
D) a competência
de articulação de conhecimentos deve ser a última a ser desenvolvida, uma vez
que necessita de todas as outras.
E) o eixo de
investigação e compreensão está ligado ao caráter interdisciplinar da
filosofia, de modo exclusivo.
2. (CESPE 2013) Segundo Walter Benjamin, o conceito de aura
é associado à invenção de um meio de representação que modificou o estatuto da
pintura na virada dos séculos XIX e XX. Assinale a opção em que é apresentado
esse meio de representação.
A) fotografia
B) xilogravura
C) serigrafia
D) litografia
E) ready-made
3. (CESPE 2013) A educação atual deve contemplar o ensino das ciências, das artes, das
letras e da cultura clássica de forma integrada e harmônica, desvinculada de
mitos e preconceitos. A filosofia, por exemplo, se abordada desde o início do
processo de escolarização, auxiliará professores e alunos a perceberem as relações
existentes entre as diversas disciplinas. Contudo, para tanto, não se pode
conceber uma disciplina de filosofia de maneira isolada, na qual são ensinados
conceitos e sistemas sem diálogo com o conjunto dos saberes. Nesse sentido, o
filósofo deve-se informar das múltiplas linhas de pesquisa em andamento na
escola, construindo, assim, um diálogo inter e transdisciplinar com esses
conhecimentos.
Vanderlei Carbonara. Concepções ético-epistemológicas
que fundamentam a ação interdisciplinar e transdisciplinar no ensino
fundamental e médio. In: Celso Candido & Vanderlei Carbonara (Org.).
Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 103
(com adaptações).
Com referência ao assunto abordado no
fragmento de texto acima, assinale a opção correta.
A) Os
professores de filosofia devem dedicar-se unicamente a ensinar a cultura
clássica.
B) O ensino
de filosofia facilita a articulação das disciplinas, podendo ser um vetor de promoção
das atividades interdisciplinares na escola.
C) A filosofia é
pouco adequada ao diálogo inter e transdisciplinar, dado ser uma disciplina
altamente conceitual.
D) A
interdisciplinaridade é uma característica intrínseca ao contexto escolar e,
consequentemente, ao ensino de filosofia, visto que saberes são produzidos a
despeito do engajamento dos professores.
E) O professor
de filosofia deve ensinar conceitos filosóficos desconsiderando o contexto
escolar e atendendo às necessidades atuais.
4. (CESPE 2013) Tendo em vista a
compreensão da técnica como forma de verdade dominante na experiência histórica
do homem contemporâneo, segundo Heidegger, assinale
a opção correta.
A) Para Heidegger, a ciência e a técnica se fundam em uma compreensão do ser como efetividade ou funcionalidade. A partir dessa compreensão do ser, subjetividade e objetividade se configuram como momentos funcionais, como energia e matéria, como insumo e recurso, empregados e processados na realização do real, cuja realidade vigora como produção, isto é, como causação e efetivação.
B) No pensamento de
Heidegger, a teoria científica é uma simples contemplação e descrição objetiva
do real.
C) No pensamento de
Heidegger, ciência e técnica são coisas separadas. A técnica é a mera aplicação
da ciência. A ciência vem antes da técnica, pois a ciência é teoria, e a
técnica é prática.
D) Para Heidegger, ciência e
técnica não abrigam em si nenhuma metafísica, pois são formas de pensar e agir
antimetafísicas.
E) Na concepção de
Heidegger, a técnica é somente um meio ou instrumento de ação a serviço do
homem. Com esse meio, o homem pode fazer o bem ou o mal.
5. (CESPE 2013) Tradicionalmente, considera-se que a experiência estética tem valor em
si mesma, logo essa experiência só é possível se houver uma atitude
desinteressada na relação com os objetos. Com relação à atitude desinteressada,
assinale a opção correta.
A) A atitude
desinteressada transforma o objeto em meio a serviço de um fim.
B) A atitude
desinteressada é uma atitude instrumental e cognitiva.
C) Na atitude
desinteressada, a relação com o objeto tem valor moral e ativo.
D) Na atitude
desinteressada, a atenção é mobilizada sem nenhuma intenção instrumental.
E) A atitude
desinteressada é uma atitude indiferente com valor teleológico.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:B - 4:A - 5:D
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