1. (CESPE 2009) A filosofia moral sistematiza, em correntes de pensamento, algumas das
ideias a respeito dos princípios e do sentido da ação humana. Acerca desse
assunto, assinale a opção correta.
A) Kant era
favorável à elaboração de um manual prático que contivesse modelos concretos de
ações.
B) A moral geral
é aquela que cuida de aplicar princípios universais às diferentes formas da atividade
humana.
C) Epicuro pode
ser considerado o pai da ética, pois foi o primeiro a se dedicar ao estudo do
agir humano.
D) Atualmente,
a ética é entendida como a moral epistemologicamente organizada.
2. (CESPE 2009) A respeito de Francis Bacon e de suas ideias, assinale a opção
correta.
A) Defendeu o método
dedutivo como o mais indicado para a moderna ciência.
B) Foi um dos iniciadores
do pensamento moderno, por sua defesa do método experimental em oposição ao
conhecimento meramente teórico e escolástico.
C) Em sua teoria do
pensamento acrítico, a tarefa da filosofia é vista como a liberação, pelo
homem, de preconceitos e superstições.
D) De acordo com suas
ideias, os ídolos consistem em realidades e evidências que estimulam a mente
humana e propiciam o verdadeiro conhecimento.
3. (IFB 2017) Ao apresentar a obra
“Concepção Dialética da História” de Gramsci, Carlos Nelson Coutinho e Leandro
Konder, anunciam um novo texto de Gramsci que deveria ser publicado, onde o
filósofo italiano desenvolveria a “teoria da vontade coletiva” apenas esboçada
no livro que apresentavam. No novo texto, Gramsci propõe uma ação
revolucionária, no sentido da hegemonia político-econômica e cultural com
vistas a reunificar a humanidade. Neste contexto “o Partido” é definido com as
expressões abaixo, EXCETO:
A) O moderno príncipe.
B) Organizador da vontade
coletiva.
C) O reformador da
sociedade.
D) Condutor da vontade
popular.
E) O novo imperativo
categórico.
4. (IFB 2017) Um tema relevante no
estudo dos fundamentos filosóficos da educação é a catarse. O que significa a
fixação do momento “catártico” para Gramsci?
A) O ponto de partida de
toda a filosofia da práxis.
B) A passagem do momento
puramente econômico para o momento histórico.
C) A elaboração superior da
estrutura em superestrutura.
D) A passagem do “objetivo
ao subjetivo”.
E) A estrutura da força
exterior, que subjuga o homem, transformada em meio de liberdade.
5. (UECE-CEV 2018) Compreender a sociedade
como uma obra cultural, como uma obra de arte, como expressão do espírito
absoluto hegeliano é
A) potencializar o
empreendedorismo capitalista.
B) impedir a funcionalidade
da percepção e da sensibilidade.
C) a mais utópica
possibilidade de libertação.
D) valorizar a organização
da tecnocracia.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:C - 4:A - 5:C
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