1. (CONSULPLAN 2018) Aristóteles
apresenta a metafísica, em primeiro lugar, como “busca das causas
primeiras”. Assim, devemos determinar quais e quantas são essas “causas”.
Aristóteles então estipulou que as causas, necessariamente, devem ser finitas
quanto ao número e referiu-se ao mundo do devir reduzindo-se às seguintes
quatro causas, EXCETO:
A) Causa formal.
B) Causa material.
C) Causa eficiente.
D) Causa substancial.
2. (CESPE 2017) A definição filosófica de ato moral como um ato, sobretudo, de
moderação, isto é, uma justa medida entre dois extremos, está relacionada ao
pensamento ético de
A) Aristóteles,
pois ele afirma que a virtude é uma qualidade que se exprime na escolha do
meio-termo entre a falta e o excesso.
B) Platão, visto
que, para ele, a virtude não é algo que possa ser ensinado, tampouco algo
inato, mas, sim, um dom divino.
C) Kant, já que,
para ele, agir moralmente significa exercer a autonomia inerente ao homem, por
meio do exercício da razão.
D) Nietzsche,
pois ele propõe que a moralidade e a equidade são meios inadequados para
alcançar a felicidade.
E) Foucault, já
que, para ele, os números são os princípios de todas as coisas e estabelecem,
assim, a medida da moralidade.
3. (IDECAN 2016) Aristóteles foi um
filósofo clássico de fundamental importância para a filosofia. Em seu
pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a felicidade, ao pensar sobre
viver uma boa vida. São formas de felicidade para Aristóteles, EXCETO:
A) A vida como pesquisador e
filósofo.
B) A vida como de prazeres e
satisfações.
C) A vida como cidadão
livre, responsável.
D) A vida como
protagonista da bondade.
4. (FCC 2016) Sobre a política NÃO
corresponde ao pensamento de Aristóteles:
A) O homem é um animal
político por natureza porque é da natureza humana buscar a vida em comunidade.
B) A família e a aldeia
(famílias e clãs) são as duas formas comunitárias existentes, cronologicamente
anterior à comunidade política.
C) Cada forma política
tem uma causa própria para sua corrupção, exceto a democracia porque possui o
controle dos cidadãos.
D) A comunidade política é o
fim a que tendem a comunidade familiar e a comunidade de aldeia.
E) O Estado ideal é um
regime misto que combina o que há de melhor na aristocracia e na república.
5. (Colégio Pedro II 2016) É pois a Tragédia
imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em
linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas
diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas
mediante atores, e que suscitando o “terror e a piedade, tem por efeito a
purificação dessas emoções”.
(ARISTÓTELES.
Poética (Capítulo VI). In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos
clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 37.)
Segundo o
pensamento aristotélico, é correto afirmar que a Tragédia
A) imita o cotidiano e os
homens comuns, da mesma forma que a Epopeia, diferindo apenas em métrica.
B) não é uma imitação dos
homens, como na Comédia, mas de ações e de vida, de felicidade ou infelicidade.
C) assim como a Comédia,
procura imitar de modo apaixonado, os homens inferiores, focando em sua torpeza
anódina e inocente.
D) assim como a Epopeia, não
se regula pela política e pela oratória, uma vez que a linguagem do cidadão foi
substituída pela fala do orador.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:D - 4:C - 5:B
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