1. (UFMT 2015) Aristóteles
estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos
critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à
quantidade: monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos;
politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico: as três
formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas
quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a
afirmativa correta.
A) A tirania é a forma
corrompida da democracia; a monarquia é a forma corrompida da aristocracia; a
politeia é a forma corrompida da oligarquia.
B) A tirania é
a forma de governo corrompida da monarquia; a oligarquia é a forma corrompida
da aristocracia; a democracia é a forma de governo corrompida da politeia.
C) A politeia é a forma
corrompida da aristocracia; a democracia é a forma corrompida da oligarquia; a
tirania é a forma corrompida da monarquia.
D) A oligarquia é a forma
corrompida da monarquia; a tirania é a forma corrompida da democracia; a
aristocracia é a forma corrompida da politeia.
2. (IF-RS 2015) Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:
I. Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com
os objetos referidos pelo pensamento.
II. Estabelece as condições e os fundamentos
necessários de todas as demonstrações.
III. Oferece princípios, leis, regras e
normas para todo pensamento que quiser ser verdadeiro.
IV. É um instrumento do pensamento e da
linguagem dispensável para o campo científico.
V. Lida com leis universais, que independem
do tempo, lugar, pessoas ou circunstâncias.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
A) Somente I, II
e III.
B) Somente I e
II.
C) Somente III e
IV.
D) Somente II,
IV e V.
E) Somente
II, III e V.
3. (IF-RS 2015) Considere as seguintes
afirmativas relacionadas à política de Aristóteles.
I. O homem é
um animal político por natureza (zóon politikon), ou seja, é da natureza humana
buscar a vida em comunidade e, portanto, a política não é por convenção
(nómos), mas por natureza (phýsei).
II. A justiça
política consiste em duas ações principais: igualar os desiguais, isto é, criar
os iguais; e determinar que o tratamento desigual dos desiguais seja justo.
III. Os
cidadãos existem para o bem da pólis, motivo pelo qual Aristóteles delimita com
precisão a esfera pública de atuação do Estado, autorizando-o a regular e
dirigir a esfera privada.
IV. Existem
três formas básicas de governo correto: o governo de um só – Monarquia; o
governo de um pequeno grupo – Aristocracia; e o governo da maioria – Politica.
V. A ciência
política deve pautar-se, essencialmente, por perspectivas ideais, deixando de
lado as perspectivas de natureza pragmática e empírica.
Assinale a
alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
A) Apenas I e II.
B) Apenas I, II e IV.
C) Apenas III e V.
D) Apenas I, IV e V.
E) Apenas II, III e IV.
4. (CESPE 2013) Segundo Aristóteles, a
analítica tem por objeto a demonstração, quer dizer, a dedução que parte de
premissas verdadeiras; por sua vez, a dialética tem por objeto os raciocínios
que se assentam sobre opiniões prováveis. Para esse filósofo, a dialética é uma
arte intermediária entre a retórica e a analítica. De acordo com Aristóteles, a
analítica coincide com o que foi chamado de lógica formal: o estudo dos
conceitos, juízos e raciocínios, considerados nas formas em que são enunciados,
abstraindo-se da matéria ou do conteúdo a que se aplicam. O raciocínio é a
operação discursiva por meio da qual se conclui que uma ou várias proposições
(premissas) implicam a verdade, a probabilidade ou a falsidade de outra
proposição (conclusão). Nesse contexto de analítica do discurso demonstrativo,
destaca-se o silogismo: todo raciocínio dedutivo rigoroso, que não supõe
nenhuma proposição estranha subentendida.
No que
concerne às ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
A) A dialética tem o mesmo
valor argumentativo no pensamento tanto de Aristóteles quanto de Platão.
B) A analítica
aristotélica pressupõe os seguintes princípios: a identidade do representado na
dimensão do conceito, a não contradição na dimensão do enunciado, a ordem de
fundamento e a consequência na conexão entre os enunciados.
C) Toda linguagem e toda
forma de discurso são objeto da analítica de Aristóteles.
D) A lógica formal leva em
consideração o conteúdo do pensamento.
E) A lógica formal estuda,
essencialmente do ponto de vista psicológico, os atos de conceituar, julgar e
raciocinar, visto que tem como objeto os conceitos, juízos e raciocínios.
5. (CEPERJ 2013) No capítulo IX de sua
Poética, Aristóteles situa o discurso poético em relação ao discurso histórico,
destacando especificidades de seu conteúdo e de seu valor. Para o filósofo
grego, no capítulo em questão, a poesia é:
A) mais filosófica, porém
menos séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao
particular, e a história, ao universal.
B) menos filosófica, porém
mais séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao
universal, e a história, ao particular.
C) mais
filosófica e mais séria do que a história, pois a poesia se refere
principalmente ao universal, e a história, ao particular.
D) menos filosófica e menos
séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao particular,
e a história, ao universal.
E) tão filosófica e tão
séria quanto a história, pois ambas se referem principalmente ao universal.
GABARITO
1:B - 2:E - 3:A - 4:B - 5:C
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