Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões de Filosofia XXVIII



1. (FCC 2016) Em busca do conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes preocuparam-se em examinar as causas e as formas do erro. Para Bacon existem quatro tipos de ídolos ou imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade. Os ídolos presentes na crítica de Bacon são
A) da persona, da aparência, do espelho e da linguagem.
B) do templo, do palácio, da vigília e do crepúsculo.
C) da antinomia, da orgia, do ludens e do extático.
D) da caverna, do fórum, do teatro e da tribo.
E) do mítico, do simbólico, do ego e da história.


2. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
“Não é demais destacar que, na ótica da LDB, os conhecimentos de Filosofia e Sociologia são justificados como 'necessários ao exercício da cidadania' [...]. Com os demais componentes da Educação Básica, devem contribuir para uma das finalidades do Ensino Médio, que é a de 'aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico' [...]”. Parecer CNE/CEB: 38/2006.
De acordo com o contexto atual da legislação educacional brasileira, podemos afirmar que a Filosofia
A) passou a ser, recentemente, um conhecimento obrigatório em todas as etapas da educação básica, inclusive no Ensino Médio.
B) ainda hoje, é disciplina obrigatória no Ensino Médio de escolas públicas, e facultativa para a mesma etapa nas escolas privadas.
C) passou a ser, mais recentemente, considerada disciplina obrigatória no Ensino Médio de todas as escolas públicas e privadas.
D) passou, muito recentemente, de conhecimento obrigatório para conteúdo transversal obrigatório, tendo a ética como conteúdo central.
E) desde 2008, assumiu a condição de disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas.

3. (FCC 2016) Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam.
São características da reflexão filosófica:
A) clareza, objetividade e sistemática.
B) dogmática, reflexiva e crítica.
C) analítica, lógica e dialética.
D) radicalidade, rigor e globalidade.
E) sistemática, dialógica e recursiva.


4. (CESPE 2013) O que o filósofo procura na verdade do mito é a verdade da própria filosofia. Na época de sua errância racional, a filosofia sentia-se absolutamente autônoma e independente da não filosofia. No espaço dessa independência, julgava atingir com os recursos da razão uma verdade absoluta, necessária, universal. Em nome dessa verdade, desprezava tudo que não se enquadrasse na bitola da racionalidade. O mito, as lendas, os sonhos, a loucura, a poesia, a religião, para terem lugar no país da verdade, guardado pela filosofia, necessitavam das credenciais da razão. No rigor dessa ditadura, não se destruía, decerto, a liberdade desde que sua essencialização se submetesse aos princípios racionais da lógica. Pois a essência da liberdade era a verdade. Hoje a filosofia sente sua dependência da não-filosofia. É aquém da alternativa de racional e irracional que se instaura o espaço de toda verdade. Na liberdade dessa dimensão originária se articulam a verdade da fantasia, a verdade dos sonhos, a verdade da loucura. O juízo já não é o lugar primogênito da verdade. Há verdades, no plural, correlativas ao sentido das diversas intencionalidades. É a liberdade que é a essência da verdade.
Emanuel Carneiro Leão. Aprendendo a pensar. 2.ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989, p. 195 (com adaptações).
Tendo como referência as ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
A) Segundo o texto, o fundamento da liberdade é a verdade, entendida como verdade do juízo, verdade da razão.
B) De acordo com o texto, hoje a filosofia deve passar da ditadura da razão para a ditadura do irracional.
C) O mito é um discurso narrativo irracional, alógico. A filosofia é a guardiã da racionalidade no âmbito da cultura, e, portanto, não deve nem se interessar pelo mito.
D) Segundo o texto, só há a verdade do juízo, a verdade da razão. O mito é irracional; logo, mito e não verdade coincidem. O mito tem algo de infantil, de primitivo, de bárbaro.
E) Na filosofia da existência, problematizam-se tanto a racionalidade quanto a irracionalidade. Nessa filosofia, descobre-se que o lugar da verdade é anterior ao discurso, à predicação, ao juízo, ou seja, que uma experiência de verdade existencial, a qual é fundamentalmente plural, antecede a verdade predicativa, lógica.


5. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.
Popper, A lógica da pesquisa científica.
O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:
A) a possibilidade de uma teoria ser, a partir de suas proposições, contraposta por outra.
B) a fragilidade que as proposições indutivas de uma teoria possuem perante a verificação experimental.
C) o grau de incerteza presente na teoria de modo que, quanto maior ele for, mais consistente será a comprovação de suas proposições.
D) o modo como uma teoria conserva sua consistência, apesar das contradições entre proposições indutivas e dedutivas.
E) a possibilidade de uma teoria ser contestada através do método experimental.



GABARITO
1:D - 2:C - 3:D - 4:E - 5:E




Postar um comentário

0 Comentários