1. (IF-RS 2015) Tendo em vista as características do mito e da filosofia na Grécia
Antiga, relacione as colunas.
I. Mito.
II. Filosofia.
( ) Pergunta e narra sobre o que era antes
que tudo existisse.
( ) Opera, discursivamente, por meio de
analogias, metáforas e parábolas.
( ) Exige investigação para responder aos
problemas postos pela natureza.
( ) Pergunta e explica como as coisas existem
e são agora.
( ) Não se preocupa com as contradições e
irracionalidades de seu discurso.
( ) Explica os fenômenos da natureza a partir
de causas puramente naturais.
A sequência correta de cima para baixo
encontra-se na alternativa:
A) I, I, II, II, I e II.
B) II, II, I, I,
II e I.
C) II, I, II, I,
II e I.
D) I, I, II, I,
II e II.
E) I, II, I, II,
I e II.
2. (CONSULPLAN 2018) “A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a
physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as
coisas, o princípio delas.” (Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à
filosofia:
A) Sofista.
B) Socrática.
C) Aristotélica.
D) Pré-Socrática.
3. (FCC 2016) Parmênides e Heráclito foram dois pensadores pré-socráticos com ideias
antagônicas: este considerava que é essencial a mudança e a contradição
existente nas próprias coisas; aquele, contrariamente, considerava que o que
não pode ser pensado não pode existir e o que não existe não pode ser pensado.
Considere:
I. “Nós nos banhamos e não banhamos no mesmo
rio. Não é possível descer duas vezes no mesmo rio”.
II. “O ser tampouco é divisível, pois é todo
inteiro, idêntico a ele; não sofre nem acréscimos, o que seria contrário à sua
coesão, nem dominação, mas todo inteiro, está cheio de ser; é, assim,
inteiramente contínuo, pois o ser é contínuo ao ser”.
III. “Este cosmos, o mesmo para todos, nenhum
dos deuses e nenhum dos homens o criou: mas sempre foi, é e será um fogo sempre
vivo, acendendo-se e apagando-se com medida”.
IV. “É uma a mesma e a mesma coisa: o vivo e
o morto, o acordado e o adormecido, o jovem e o idoso, pois a mudança de um converte
no outro, reciprocamente”.
V. “Não há que temer que jamais se prove que
o não ser é. Só nos resta um caminho a percorrer, o ser é. E há uma multidão de
sinais de que o ser é incriado, imperecível, pois somente (o ser) é completo,
imóvel e eterno”.
Correspondem ao pensamento de Heráclito, o
que se afirma APENAS em
A) I, II e IV.
B) II, III e V.
C) III, IV e V.
D) I, III e IV.
E) II, IV e V.
4. (CESPE 2009) Os pioneiros do pensamento ocidental anteriores a Sócrates, de um modo
geral, observavam a natureza. À noite segue o dia. As estações do ano
sucedem-se uma à outra. As plantas e os animais nascem, crescem e morrem.
Diante desse espetáculo cotidiano da natureza, o homem manifesta sentimentos
variados — medo, resignação, incompreensão e espanto. E são precisamente esses
sentimentos que acabam por levá-lo à filosofia. O espanto inicial traduz-se em
perguntas intrigantes: o que é essa natureza, que apresenta tantas variações?
Ela possui uma ordem ou é um caos sem nexo?
Bernadete Abrão (Org.). História da
Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 24 (com adaptações).
A partir do assunto abordado no texto acima e
considerando o pensamento de filósofos pré-socráticos, assinale a opção
correta.
A) Parmênides é
o filósofo pré-socrático que do seu tempo destoava dos outros filósofos por sua
abordagem da temática antropológica ao estudar o agir do homem e fundar, desse
modo, a ética.
B) Pitágoras
considerava tudo relativo na medida em que percebia o inter-relacionamento de
todas as coisas.
C) Para
Heráclito, o mundo era um eterno fluir, como um rio em que seria impossível
banhar-se duas vezes na mesma água.
D) Para
Anaxímenes, tudo se origina na água e toda a natureza teria como único
princípio esse elemento natural.
5. (CONSULPLAN 2018) “Na Grécia Antiga, havia ‘professores’ itinerantes, os sofistas, que
percorriam as cidades ensinando a arte da retórica às pessoas interessadas. A
principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida
política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por
isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que
temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram Platão e
Aristóteles.”
(Disponível em:
mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Considerando o trecho anterior, analise as
afirmativas a seguir.
I. Seu saber era aparente e não efetivo, pois
não possuía compromisso com a verdade, sim com o lucro.
II. Ensinavam a arte de argumentar e
persuadir, indispensável para exercer a cidadania numa democracia direta.
III. Contribuíram para o ensino. Formaram um
currículo de estudos que foi resgatado no período medieval.
IV. Há periculosidade do pensamento no ponto
de vista moral, bem como inconsistência na teorética. V. Os sofistas
representam um fenômeno imprescindível. É impensável a filosofia sem eles.
A respeito do pensamento direto dos
principais socráticos sobre os sofistas estão corretas apenas as afirmativas
A) I e IV.
B) I e V.
C) II e III.
D) III e IV.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:D - 4:C - 5:A
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