1. (Colégio Pedro II 2016)
–
Então, tomemos dessas pluralidades a que quiseres; a seguinte, por exemplo, se
estiveres de acordo: leitos há muitos, e também mesas. – Como não? – Porém para
todos esses móveis só há duas ideias: a ideia do leito e a ideia da mesa. –
Certo. – Costumamos, também, dizer que os obreiros desses móveis têm em mira a
ideia segundo a qual um deles apronta leitos e outros as mesas de que nos
servimos, e assim para tudo o mais. Porém a ideia em si mesma, o obreiro não
fabrica. Como o poderia?
(PLATÃO. A
República – livro X. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos.
Curitiba: SEED, 2009. p. 553)
O trecho
citado, retirado do Livro X da República de Platão, expressa
A) a crítica à imitação como
afastamento da verdade em três graus.
B) um caso tipificado de
contemplação das formas pela experiência.
C) o reconhecimento da forma
de leito e de cadeira por reminiscência.
D) uma explicação do uno
e do múltiplo pressupondo a teoria das ideias.
2. (IF-RS
2015) Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a teoria de Platão, as ideias apresentam algumas características
básicas, a saber:
A) A corporeidade – a
Ideia pertence a uma dimensão totalmente diversa do mundo incorpóreo.
B) A inteligibilidade – a
Ideia é, por excelência, objeto da inteligência e só com ela pode ser captada.
C) A imutabilidade – as
Ideias são imunes a todo tipo de mudança e não só ao nascer e ao perecer.
D) A unidade – cada Ideia é
uma unidade e unifica a multiplicidade das coisas que dela participam.
E) A perseidade – as Ideias
são em si e por si, isto é, absolutamente objetivas.
3. (IF-RS
2015) No diálogo A República, Platão identifica e distingue quatro modos ou
graus de conhecimento. Quais deles dizem respeito à matemática e às ideias
(eidos), respectivamente?
A) A intuição intelectual
(nóesis) e o raciocínio dedutivo (diánoia).
B) A imaginação (eikasía) e
a intuição intelectual (nóesis).
C) A crença (pístis) e o
raciocínio dedutivo (diánoia).
D) O
raciocínio dedutivo (diánoia) e a intuição intelectual (nóesis).
E) A opinião (dóxa) e a
imaginação (eikasía).
4. (CESPE 2013) Considerando a dialética
platônica, assinale a opção correta.
A) A dialética, na concepção
de Platão, é a lógica da aparência, ou seja, a arte dos raciocínios ilusórios;
nesse sentido, a dialética identifica-se com o sofisma.
B) A dialética, na concepção
de Platão, é meramente um instrumental de argumentação que se destaca pelo excessivo
emprego de sutilezas, de distinções engenhosas e inúteis.
C) A dialética, em
Platão, é a arte de discutir por perguntas e respostas, de dividir as coisas em
gêneros e espécies, é remontar de conceitos em conceitos, de proposições em
proposições, até os conceitos mais universais e os primeiros princípios, que
não são meras ficções do espírito, mas têm uma consistência no ser.
D) A dialética platônica não
está relacionada à ironia nem à maiêutica socrática.
E) A dialética, segundo
Platão, é a aplicação científica da conformidade às leis, inerentes à natureza
do pensamento; é a verdadeira natureza própria das determinações do
entendimento, das coisas e, de uma maneira geral, do finito.
5. (CEPERJ
2013) O amor é tema do diálogo O banquete, de Platão.
Nele, os convivas se divertem fazendo elogios a Eros, deus do amor. De acordo
com o que nos é relatado nessa obra, Sócrates ouviu o discurso que pronuncia
sobre Eros de:
A) um aprendiz, Fedro, mas
Sócrates não lhe dá crédito.
B) um deus, o próprio Eros,
que o transmitiu diretamente a Sócrates.
C) um homem, Agatão, como o
próprio Sócrates dá inteiro crédito
D) uma mulher, Diotima,
como o próprio Sócrates dá inteiro crédito
E) um rei tirano, Dionísio,
mas Sócrates não lhe dá crédito.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:D - 4:C - 5:D
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