1. (FCC 2016) Segundo Aranha, há diversas características presentes no discurso
ideológico, tais como: naturalização, abstração, universalização, lacuna e
inversão. Considere o seguinte exemplo de discurso ideológico: segundo a
ideologia burguesa, a desigualdade social resulta de diferenças individuais,
porque os indivíduos são desiguais por natureza, e a desigualdade social é,
portanto, inevitável.
O exemplo aponta para a característica da
ideologia de
A)
Naturalização.
B) Abstração e
aparecer social.
C)
Universalização.
D) Lacuna.
E) Inversão.
2. (FCC 2016) Estética diz respeito à sensibilidade humana e às formas de manifestação
desta sensibilidade. Às vezes restringe-se às reflexões e estudos de uma forma
privilegiada de manifestação da sensibilidade que á a arte. Sensibilidade diz
respeito ao fato de o ser humano ser afetado por tudo aquilo com que entra em
contato. A este “ser afetado” as pessoas respondem de diversas maneiras, por
exemplo, externando sentimentos ou emoções. Sentir a realidade emocionalmente
oferece aos seres humanos uma maneira de entendê-la que não é igual à maneira
racional expressa, por exemplo, no conhecimento científico e filosófico. “Uma
ponte que nos leva a conhecer e a expressar os sentimentos é, então, a arte, e
a forma de nossa consciência apreendê-los é através da experiência estética. Na
arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma, que a consciência capta de
maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro”, diz Duarte
Júnior.
(DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos
estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988, p.15 a 18)
Considere, à luz do enunciado acima, as
afirmações abaixo.
I. As
artes são formas importantes de manifestação da sensibilidade humana.
II. Estética, como área da investigação
filosófica, preocupa-se com problemas relacionados à sensibilidade humana.
III. A
afetividade diz respeito à sensibilidade e, portanto, ao campo de estudos e
reflexões da estética.
IV. Sensibilidade é, juntamente com a
racionalidade, um caminho necessário de entendimento da realidade para os seres
humanos.
V. Pode-se dizer que, através da arte,
pode-se captar de maneira mais global do que em outras formas de entendimento,
os sentimentos e a própria realidade.
Está correto o que se afirma em
A) I, III e V,
apenas.
B) IV e V,
apenas.
C) II, III e IV,
apenas.
D) I, II e III,
apenas.
E) I, II, III, IV e V.
3. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
Em seu livro,
Microfísica do Poder, Foucault salienta que “o poder
funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não só circulam,
mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua ação; nunca
são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de transmissão. Em
outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por eles”.
FOUCAULT, M.
Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183.
Partindo do
pensamento de Foucault e do conteúdo desse trecho, podemos dizer que esse
filósofo concebe o poder como
A) a relação social,
engendrada nas mais diversas instituições e situações cotidianas, através da
disciplina e do controle.
B) a parte da estrutura
social e política que mantém a divisão entre aqueles que o possuem e os que não
o possuem.
C) a concentração de forças
que contrapõe as classes sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em
rede.
D) a ação política que se
estabelece através de mecanismos específicos de controle da vida social.
E) a estratégia natural dos
indivíduos para dissolver os instrumentos, por meio dos quais a sociedade age
sobre eles.
4. (CESPE 2009) Para Hegel, em Filosofia
da História,
A) a razão governa o mundo,
mas a história universal não é um processo racional.
B) a razão governa a ação
dos indivíduos, mas não governa sua história como história universal.
C) a razão governa o
mundo, e a história universal é um processo racional.
D) a história não é um
processo racional, ela se torna um processo racional apenas no Ocidente.
5. (SEDUC - CE 2016) Leia o fragmento abaixo.
“[…] as condições da possibilidade da
experiência em geral são, ao mesmo tempo, condições da possibilidade dos
objetos da experiência e têm, por isso, validade objetiva num juízo sintético,
a priori”.
Kant, Crítica da Razão Pura.
Essa afirmação implica em uma grande
reviravolta na teoria do conhecimento moderno, impulsionada pelo modo como Kant
defendeu
A) a relação de
interdependência entre os sentidos e a razão e, ao mesmo tempo, entre os juízos
analíticos e sintéticos, como via de acesso à verdade.
B) o papel das
questões metafísicas acerca do Ser e da alma, como aspectos fundantes da filosofia
transcendental.
C) a estrutura
transcendental dos fenômenos como condição de serem intuídos pela razão pura.
D) a conciliação
entre os projetos racionalista e empirista de fundamentação do conhecimento,
como possibilidade de conhecimento das coisas em si.
E) a
coincidência entre as capacidades de perceber e entender, inerente ao sujeito,
e à própria estrutura da realidade.
GABARITO
1:E - 2:E - 3:A - 4:C - 5:E
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