1. (CONSULPLAN 2018) “Nascer nada mais é do que um agregar-se de coisas que já existem e o
morrer um desagregar-se, ou melhor, um separar-se dessas coisas.” O pensamento
anterior é proveniente do:
A) Ecletismo.
B) Ceticismo.
C) Estoicismo.
D) Atomismo.
2. (CONSULPLAN 2018) Sobre Gaston Bachelard, analise as
afirmativas a seguir.
I. “Para o filósofo, a ciência é imutável e,
a partir desse conceito, se destacou em sua época. Foi responsável pela criação
de novos modelos de estudo, como o substancialismo, que dá ideia de substância;
animismo, termo relacionado ao princípio de dar vida à matéria; e o imagismo,
correspondente ao excesso de imagens. De acordo com o pesquisador científico
filosófico, o ramo da filosofia que interfere na ciência é estático por natureza.
Isto implica dizer que o espírito científico deve formar-se a partir de bases
sólidas e fundamentadas. Além do mais, a objetividade da ciência só se conclui
quando a mesma se rompe com o objeto imediato.” (Disponível em:
www.estudopratico.com.br.)
PORQUE II. “É considerado o pai do
existencialismo contemporâneo. Lançou bases para um novo racionalismo ou
racionalismo aberto, fundado na crítica da epistemologia tradicional e na
renovação da história das descobertas científicas. Sua obra inclui escritos originais
sobre a poética dos elementos naturais e uma investigação do imaginário humano
sem fronteiras. Em sua linha de pensamento a existência é fruto de deliberação
livre e voluntária do homem e a ciência é uma manifestação da complexidade do
interior da alma humana.” (Japiassú, 2006:25.)
Assinale a alternativa correta.
A) As
afirmativas I e II são falsas.
B) A afirmativa
I é falsa e a II, verdadeira.
C) A afirmativa
I é verdadeira e a II, falsa.
D) As
afirmativas I e II verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
3. (IFB 2017) Em “Verdade e Método”, Gadamer desenvolve
uma teoria hermenêutica em que os preconceitos e a alteridade do texto estão
imbricados num jogo interpretativo, que pode ser visto como um círculo
hermenêutico. Assinale a alternativa que apresenta a visão de Gadamer sobre a
Aufklärungem geral.
A) Aufklärung
desenvolveu uma teoria dos preconceitos, onde os preconceitos de autoridades
são tomados como indicativos de verdade e, portanto, devem guiar nossa
interpretação.
B) A Aufklärung desenvolveu uma teoria dos
preconceitos, cuja divisão básica seria entre preconceitos da estima humana e
preconceitos por precipitação. Tal teoria promoveu um descrédito dos
preconceitos.
C) A Aufklärung
apresentou a verdade como uma forma de preconceito acima da verificação
racional.
D) A Aufklärung
criticou toda forma de tradição, com exceção da tradição religiosa cristã, pois
os preconceitos desta valem por si mesmo, visto que não precisariam ser
justificados pelo conhecimento racional, dado seu caráter de sagrado.
E) A Aufklärung
defendeu o passado, a volta ao antigo como o reconhecimento de uma sabedoria
superior, cuja verdade manifesta-se na interpretação daquele que voltou as
fontes originárias.
4. (IFB 2017) Em “Verdade e Método”, Gadamer afirma: “[...] é essencial a toda
pergunta que tenha um sentido. Sentido quer dizer, todavia, sentido de
orientação. O sentido da pergunta é pois a única direção que a resposta pode
adotar se quiser ter sentido e ser pertinente”. Assinale a alternativa que NÃO
corresponde à posição de Gadamer.
A) Com a
pergunta, o interrogado é colocado sob uma determinada perspectiva.
B) O surgir de
uma pergunta rompe de certo modo o ser do interrogado.
C) O logos que
desenvolve o ser do interrogado, aberto pela pergunta, já é sempre resposta, e
só tem significado no sentido da pergunta.
D) Como é a
pergunta que dá a direção, ela não deve estar apoiada em nenhum preconceito, do
contrário será tendenciosa.
E) A pergunta
tanto abre o tema em um determinado sentido quanto delimita o significado da
resposta.
5. (FUNCAB 2014) A preocupação com o conhecimento verdadeiro sempre esteve no centro do
debate filosófico. Acerca do problema do conhecimento, é correto afirmar que a
verdade:
A) é uma questão
de opinião e persuasão, para Sócrates.
B) não pode ser
alcançada se não através das sensações, de acordo com Platão e Aristóteles.
C) varia de
um lugar para outro, sendo estabelecida apenas por convenção ou costume, de
acordo com os sofistas.
D) só existe
logos no divino, não podendo ser contemplada pelo homem, sob condição alguma,
de acordo com Santo Agostinho.
E) é inata e só pode ser alcançada por meio do método dedutivo ou matemático, segundo Francis Bacon.
E) é inata e só pode ser alcançada por meio do método dedutivo ou matemático, segundo Francis Bacon.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:B - 4:D - 5:C
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