1. (CEPERJ 2013) Em suas teses “Sobre o
conceito da história", publicadas em Magia e técnica, arte e política
(Obras escolhidas v. 1), Walter Benjamin analisa
criticamente a ideia do progresso. Na tese 13, Benjamin afirma que a ideia de
um progresso da humanidade na história é inseparável da ideia de sua marcha no interior
de um tempo caracterizado como:
A) vazio e homogêneo.
B) cheio e heterogêneo.
C) saturado de agoras.
D) misterioso e redentor
E) revolucionário.
2. (CEPERJ 2013) Theodor
Adorno esteve sempre atento, em seu pensamento, aos variados perigos que rondam
o exercício da filosofia durante a época contemporânea, a partir do século XX.
No fragmento “Dentro e fora", de Minima moralia, ele destacou que a
filosofia estava ameaçada no espaço acadêmico e no espaço extra-acadêmico,
respectivamente, pelas pressões
A) da tautologia organizada
e da tautologia desorganizada.
B) da economia estatal e da
economia de mercado.
C) da economia de mercado e
da tautologia organizada.
D) da tautologia
organizada e da economia de mercado.
E) da tautologia
desorganizada e da economia de mercado.
3. (CEPERJ 2013) Durante o século XX, a
filósofa Hannah Arendt afimou que existe uma antiga
resposta para a pergunta sobre o sentido da política tão simples e concludente,
que poderia dispensar outras respostas por completo. De acordo com o que
explana Hannah Arendt em O que é política?, esse sentido da política é:
A) o poder.
B) a administração.
C) a
liberdade.
D) a igualdade.
E) o bem.
4. (CESGRANRIO 2010) Os estudos realizados pelos filósofos das ciências do século XX
demonstraram a evolução da ciência e como isso revolucionou a metodologia
científica, abrindo espaço para que os cientistas refletissem criticamente
sobre suas próprias técnicas de trabalho. O aspecto que garante a ciência como
criadora de conhecimentos, em seu sentido objetivo, é a
A) realidade.
B) consistência.
C) aceitação.
D) refutabilidade.
E) objetividade.
5. (CESPE 2009) No que se refere à teoria epistemológica de Gaston
Bachelard, assinale a opção correta.
A) As rupturas
epistemológicas constituem a igualdade de interpretação das conclusões de
várias teorias científicas.
B) Os filósofos
devem encontrar um só ponto de vista para julgar a ciência.
C) O
cientista posiciona-se contra um conhecimento anterior, destruindo
conhecimentos mal-feitos e elaborando outros.
D) Essa teoria
adota a filosofia do sim na medida em que recupera a autoridade epistemológica
do conhecimento grego antigo.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:C - 4:D - 5:C
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