1.
(FUNCAB 2012)
Para Antonio Gramsci, os intelectuais desempenham um papel chave na sociedade
por organizarem a cultura e reformarem intelectual e moralmente a desigualdade
e a injustiça. O autor constrói uma tipologia de intelectuais, dividida em
intelectual orgânico e intelectual tradicional. Sobre o intelectual orgânico, é
correto afirmar que:
A) atuou como um
intelectual moral, sendo responsável pela revitalização e organização do modelo
educacional vigente.
B) tem como função ser
instrumento de construção e consolidação de uma vontade individual que luta
contra a hegemonia educacional.
C) possibilita uma
hegemonia da classe trabalhadora sobre os partidos políticos.
D) surgiu para dar
homogeneidade e coerência interna na concepção de mundo, possibilitando à
classe dominada uma contra hegemonia.
E) atuou como um
intelectual da classe dominante para a hegemonia do status quo.
2.
(IPAD 2006)
Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate
pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta
importância se deu por causa:
A) de sua ideia da escola
como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação
escolar.
B) da noção de
"intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo
espiritual, corporal e intelectual
C) de seu projeto de
"desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo
escolar atual.
D) da ideia de
"violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma
classe e os impõe a outra
E) das ideias de
"intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas
estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a
escola tinha um papel a exercer.
3.
(UEL 2009)
Antonio Gramsci é considerado um dos grandes filósofos políticos do século XX.
No Brasil, sua obra foi amplamente resgatada nos anos 1980 e 1990 para a
reflexão sobre a democracia no país e para a construção de práticas pedagógicas
mais críticas. Um dos postulados de Gramsci é o de que: “Todos [os homens] são
filósofos, ainda que a seu modo inconscientemente”.
(GRAMSCI,
A. Cadernos do cárcere. V. 1, São Paulo: Civilização Brasileira, 2001. p. 93.)
Com base
no enunciado e nos conhecimentos sobre o pensamento político e pedagógico de
Antonio Gramsci, é correto afirmar.
a) A vulgarização e a
simplificação do pensamento decorrem do fato de que todos os homens querem
filosofar.
b) Por serem dotados
de consciência, está aberta a possibilidade a todos os indivíduos de refletirem
de forma não fenomênica sobre seu cotidiano.
c) A filosofia deveria
ser a profissão de todos, o que é impossibilitado devido ao fato de certos
homens preferirem ocupações mais rentáveis e que dêem status.
d) A igualdade entre as
classes fundamentais que formam a sociedade capitalista será efetivada quando
ricos e pobres passarem a desempenhar o papel de intelectuais.
e) A indiferença em se
valer ou não da filosofia decorre do fato de que o senso comum e o senso
científico são indistintos.
4.
(UFU 2007)
Antonio Gramsci, filósofo político do século passado, proferiu o seguinte
comentário a respeito de Maquiavel:
“Maquiavel
não é um mero cientista; ele é um homem de participação, de paixões poderosas,
um político prático, que pretende criar novas relações de força e que por isso
mesmo não pode deixar de se ocupar com o ‘deve ser’, que não deve ser entendido
em sentido moralista. Assim, a questão não deve ser colocada nestes termos, é
mais complexa: trata-se de considerar se o ‘dever ser’ é um ato arbitrário ou
necessário, é vontade concreta, ou veleidade, desejo, sonho. O político em ação
é um criador, um suscitador; mas não cria do nada, nem se move no vazio túrbido
dos seus desejos e sonhos. Baseia-se na realidade factual.”
GRAMSCI,
A. Maquiavel. A política e o Estado moderno. 5. ed. Trad. de Luiz Mário
Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. p. 42/43.
Considerando
o texto de Gramsci, marque a alternativa correta.
A) O poder da paixão do
político prático é visto por Maquiavel como o único caminho para o poder, isto
significa que o príncipe deve agir guiado pelas suas veleidades e desejos que
alimentam o seu sonho de poder.
B)
Maquiavel não trata o “deve ser” na perspectiva ontológica da filosofia
clássica. O juízo moral se submete às condições concretas que se apresentam
para a conquista e a conservação do poder do Estado pelo príncipe moderno.
C) A realidade factual
não deve ser vista como o conjunto das forças históricas. Elas podem ser
desprezadas porque o príncipe é dotado de sabedoria suficiente para prescindir
delas e agir motivado apenas pelos seus desejos.
D) O príncipe é um homem
de criação, que dá forma ao “dever ser” e rompe a distância que separa o sonho
da realidade, porque tudo aquilo que ele quer, ele faz independente da
realidade factual em que se insere a ação política.
5. (IFB
2017) Ao apresentar a obra “Concepção Dialética da História” de
Gramsci, Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder, anunciam um novo texto de
Gramsci que deveria ser publicado, onde o filósofo italiano desenvolveria a
“teoria da vontade coletiva” apenas esboçada no livro que apresentavam. No novo
texto, Gramsci propõe uma ação revolucionária, no sentido da hegemonia
político-econômica e cultural com vistas a reunificar a humanidade. Neste
contexto “o Partido” é definido com as expressões abaixo, EXCETO:
A) O
moderno príncipe.
B)
Organizador da vontade coletiva.
C) O
reformador da sociedade.
D)
Condutor da vontade popular.
E) O
novo imperativo categórico.
6. (IFB
2017) Um tema relevante no estudo dos fundamentos filosóficos da
educação é a catarse. O que significa a fixação do momento “catártico” para
Gramsci?
A) O
ponto de partida de toda a filosofia da práxis.
B) A
passagem do momento puramente econômico para o momento histórico.
C) A
elaboração superior da estrutura em superestrutura.
D) A
passagem do “objetivo ao subjetivo”.
E) A estrutura da força exterior, que subjuga o homem, transformada em meio de liberdade.
E) A estrutura da força exterior, que subjuga o homem, transformada em meio de liberdade.
GABARITO
1:D - 2:E - 3:B - 4:B - 5:C - 6:A
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