1. (IFB 2017) Em sua obra “Ética a Nicômaco”, Aristóteles mostra que é a amizade que
produz o desejo de viver junto, na forma da convivência política. Assinale a
alternativa que NÃO corresponde à concepção de amizade em Aristóteles.
A) Tem como
características a benevolência, a reciprocidade e o reconhecimento.
B) Pode ser
fundada no prazer.
C) Pode ser
fundada na mútua utilidade.
D) Pode ser
fundada na virtude.
E) Pode ser
fundada na esperança.
2. (CESGRANRIO 2010) Embora “Metafísica” seja o título de uma obra aristotélica, não há
qualquer ocorrência desse termo em Aristóteles e
tampouco tal título foi dado por ele mesmo à sua obra assim tradicionalmente
conhecida. O responsável por tal título foi, em verdade, Andrônico de Rodes, ao
agrupar e classificar os escritos aristotélicos por volta do ano 50 a.C.
Observe as formulações abaixo.
I - O ente enquanto ente.
II - O primeiro motor imóvel.
III - Os primeiros princípios e causas do
real, como o princípio de não contradição.
Constitui(constituem), segundo Aristóteles,
o(s) objeto(s) próprio(s) da ciência mais elevada que, posteriormente, veio a
ser denominada Metafísica:
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II,
apenas.
D) II e III,
apenas.
E) I, II e
III.
3. (CONSULPLAN 2018) Aristóteles apresenta a metafísica, em
primeiro lugar, como “busca das causas primeiras”. Assim, devemos determinar
quais e quantas são essas “causas”. Aristóteles então estipulou que as causas,
necessariamente, devem ser finitas quanto ao número e referiu-se ao mundo do
devir reduzindo-se às seguintes quatro causas, EXCETO:
A) Causa formal.
B) Causa
material.
C) Causa
eficiente.
D) Causa
substancial.
4. (IDECAN 2016) Aristóteles foi um filósofo clássico de fundamental importância para a
filosofia. Em seu pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a
felicidade, ao pensar sobre viver uma boa vida. São formas de felicidade para
Aristóteles, EXCETO:
A) A vida como pesquisador
e filósofo.
B) A vida como
de prazeres e satisfações.
C) A vida como
cidadão livre, responsável.
D) A vida
como protagonista da bondade.
5. (FCC 2016) Sobre a política NÃO corresponde ao pensamento de Aristóteles:
A) O homem é um
animal político por natureza porque é da natureza humana buscar a vida em
comunidade.
B) A família e a
aldeia (famílias e clãs) são as duas formas comunitárias existentes,
cronologicamente anterior à comunidade política.
C) Cada forma
política tem uma causa própria para sua corrupção, exceto a democracia porque
possui o controle dos cidadãos.
D) A comunidade
política é o fim a que tendem a comunidade familiar e a comunidade de aldeia.
E) O Estado
ideal é um regime misto que combina o que há de melhor na aristocracia e na
república.
GABARITO
1:E - 2:E - 3:D - 4:D - 5:C
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