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Questões sobre Aristóteles II



1. (Colégio Pedro II 2016) É pois a Tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas mediante atores, e que suscitando o “terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções”.
(ARISTÓTELES. Poética (Capítulo VI). In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 37.)
Segundo o pensamento aristotélico, é correto afirmar que a Tragédia
A) imita o cotidiano e os homens comuns, da mesma forma que a Epopeia, diferindo apenas em métrica.
B) não é uma imitação dos homens, como na Comédia, mas de ações e de vida, de felicidade ou infelicidade.
C) assim como a Comédia, procura imitar de modo apaixonado, os homens inferiores, focando em sua torpeza anódina e inocente.
D) assim como a Epopeia, não se regula pela política e pela oratória, uma vez que a linguagem do cidadão foi substituída pela fala do orador.


2. (UFMT 2015) Aristóteles estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à quantidade: monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos; politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico: as três formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a afirmativa correta.
A) A tirania é a forma corrompida da democracia; a monarquia é a forma corrompida da aristocracia; a politeia é a forma corrompida da oligarquia.
B) A tirania é a forma de governo corrompida da monarquia; a oligarquia é a forma corrompida da aristocracia; a democracia é a forma de governo corrompida da politeia.
C) A politeia é a forma corrompida da aristocracia; a democracia é a forma corrompida da oligarquia; a tirania é a forma corrompida da monarquia.
D) A oligarquia é a forma corrompida da monarquia; a tirania é a forma corrompida da democracia; a aristocracia é a forma corrompida da politeia.


3. (IF-RS 2015) Considere as seguintes afirmativas relacionadas à política de Aristóteles.
I. O homem é um animal político por natureza (zóon politikon), ou seja, é da natureza humana buscar a vida em comunidade e, portanto, a política não é por convenção (nómos), mas por natureza (phýsei).
II. A justiça política consiste em duas ações principais: igualar os desiguais, isto é, criar os iguais; e determinar que o tratamento desigual dos desiguais seja justo.
III. Os cidadãos existem para o bem da pólis, motivo pelo qual Aristóteles delimita com precisão a esfera pública de atuação do Estado, autorizando-o a regular e dirigir a esfera privada.
IV. Existem três formas básicas de governo correto: o governo de um só – Monarquia; o governo de um pequeno grupo – Aristocracia; e o governo da maioria – Politica.
V. A ciência política deve pautar-se, essencialmente, por perspectivas ideais, deixando de lado as perspectivas de natureza pragmática e empírica.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
A) Apenas I e II.
B) Apenas I, II e IV.
C) Apenas III e V.
D) Apenas I, IV e V.
E) Apenas II, III e IV.


4. (CESPE 2013) Segundo Aristóteles, a analítica tem por objeto a demonstração, quer dizer, a dedução que parte de premissas verdadeiras; por sua vez, a dialética tem por objeto os raciocínios que se assentam sobre opiniões prováveis. Para esse filósofo, a dialética é uma arte intermediária entre a retórica e a analítica. De acordo com Aristóteles, a analítica coincide com o que foi chamado de lógica formal: o estudo dos conceitos, juízos e raciocínios, considerados nas formas em que são enunciados, abstraindo-se da matéria ou do conteúdo a que se aplicam. O raciocínio é a operação discursiva por meio da qual se conclui que uma ou várias proposições (premissas) implicam a verdade, a probabilidade ou a falsidade de outra proposição (conclusão). Nesse contexto de analítica do discurso demonstrativo, destaca-se o silogismo: todo raciocínio dedutivo rigoroso, que não supõe nenhuma proposição estranha subentendida.
No que concerne às ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
A) A dialética tem o mesmo valor argumentativo no pensamento tanto de Aristóteles quanto de Platão.
B) A analítica aristotélica pressupõe os seguintes princípios: a identidade do representado na dimensão do conceito, a não contradição na dimensão do enunciado, a ordem de fundamento e a consequência na conexão entre os enunciados.
C) Toda linguagem e toda forma de discurso são objeto da analítica de Aristóteles.
D) A lógica formal leva em consideração o conteúdo do pensamento.
E) A lógica formal estuda, essencialmente do ponto de vista psicológico, os atos de conceituar, julgar e raciocinar, visto que tem como objeto os conceitos, juízos e raciocínios.


5. (CEPERJ 2013) No capítulo IX de sua Poética, Aristóteles situa o discurso poético em relação ao discurso histórico, destacando especificidades de seu conteúdo e de seu valor. Para o filósofo grego, no capítulo em questão, a poesia é:
A) mais filosófica, porém menos séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a história, ao universal.
B) menos filosófica, porém mais séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a história, ao particular.
C) mais filosófica e mais séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a história, ao particular.
D) menos filosófica e menos séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a história, ao universal.
E) tão filosófica e tão séria quanto a história, pois ambas se referem principalmente ao universal.



GABARITO
1:B - 2:B - 3:A - 4:B - 5:C






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