1. (FCC 2016) Dermeval Saviani, em seu livro Do senso
comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui
três características que se complementam.
São características da reflexão filosófica:
A) clareza,
objetividade e sistemática.
B) dogmática,
reflexiva e crítica.
C) analítica,
lógica e dialética.
D) radicalidade,
rigor e globalidade.
E) sistemática,
dialógica e recursiva.
2. (IF-SP 2015) Em relação à obra “Escola e Democracia", de Dermeval Saviani, é
correto afirmar que:
A) As teorias
crítico-reprodutivistas entendem ser a educação um instrumento de equalização
social, portanto, de superação da marginalidade.
B) As teorias não-críticas
compreendem a educação como um instrumento de marginalização social, mas não
apresentam uma proposta pedagógica para a organização da escola.
C) Para a
pedagogia tecnicista, a escola tem como função difundir a instrução e
transmitir conhecimentos.
D) Saviani
denuncia o caráter reacionário da pedagogia tradicional, que proclama a
democracia, mas se restringe a um grupo privilegiado, legitimando as
desigualdades.
E) Saviani
defende o trabalho com os conteúdos culturais como elemento de construção de
uma pedagogia verdadeiramente revolucionária.
3. (IPAD 2006) O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe
que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de
Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas",
isto porque:
A) a escola
perdeu sua função crítica para se adaptar ao mercado de trabalho e às novas
tecnologias.
B) a escola
sendo um aparelho de Estado, sua função é presevar e reproduzir a ordem
pública, garantindo a paz social.
C) a escola é,
na verdade, crítica mas não reprodutivista, em função da ação política e
sindical dos professores.
D) a escola em
si, não é reprodutivista, pois são os seres vivos que se reproduzem, os
professores em particular.
E) para aquele professor, a visão de
Althusser reconhece a relação entre escola e estrutura de classes da sociedade
(função crítica), mas ela não tem poder de transformar a realidade da dominação
(função reprodutivista).
4. (VUNESP/2012) Saviani afirma que o “lema ‘aprender a aprender’, tão difundido na
atualidade, remete ao núcleo das ideias pedagógicas escolanovistas.”. Segundo
esse autor, o “aprender a aprender”,
A) no âmbito do
escolanovismo, ligava-se à necessidade de constante atualização exigida pela
necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
B) atualmente,
no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o
professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em
seu próprio processo de aprendizagem.
C) no
contexto atual, é ressignificado, já não significa adquirir a capacidade de
buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel
determinado em uma sociedade entendida como um organismo.
D) na atualidade,
significa assimilar determinados conhecimentos, isto é, o mais importante é
ensinar e aprender os conteúdos curriculares previstos pelos programas de cada
sistema de ensino.
E) no contexto atual, refere-se à valorização
dos processos de convivência entre as crianças e os adultos e da adaptação do
indivíduo à sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um
papel definido a cumprir.
5. (VUNESP/2013) Saviani (2010) faz menção a um momento na história das ideias
pedagógicas no Brasil em que o ensino médio passou a ter “como objetivo a
preparação dos profissionais necessários ao desenvolvimento econômico e social
do país, de acordo com um diagnóstico da demanda efetiva de mão de obra
qualificada”.
Nesse trecho, o autor está referindo-se à
pedagogia
A) behaviorista.
B) do oprimido.
C)
escolanovista.
D) tecnicista.
E) da
libertação.
GABARITO
1:D - 2:E - 3:E - 4:C - 5:D
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