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Questões sobre a Escola de Frankfurt



1. (CESPE 2009)
Texto I
O pensamento cientificista contenta-se com a organização da experiência que se dá sobre a base de determinadas atuações sociais, mas o que estas significam para o todo social não se inclui nas categorias da teoria tradicional.
Texto II
A teoria tradicional não se ocupa da gênese social dos problemas, das situações reais nas quais a ciência é usada e dos escopos para os quais é usada.
Texto III
A teoria crítica ultrapassa o subjetivismo e o realismo da concepção positivista, expressão mais acabada da teoria tradicional. O subjetivismo, segundo Horkheimer, apresenta-se nitidamente quando os positivistas conferem preponderância explícita ao método, desprezando os dados em favor de uma estrutura anterior que os enquadraria.
Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1975, Separata, p. 960 (com adaptações).
Os três fragmentos de texto acima refletem ideias
A) do Positivismo Comteano.
B) da Escola de Frankfurt.
C) da Fenomenologia Husserliana.
D) do Existencialismo Sartreano.


2. (CONSULPLAN 2018) “A Escola de Frankfurt nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX, após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.” (Disponível em: www.infoescola.com.) São integrantes da Escola de Frankfurt , EXCETO:
A) Von Goethe.
B) Erich Fromm.
C) Theodor Adorno.
D) Max Horkheimer.


3. (IF-RS 2015) Leia as afirmativas sobre a Escola de Frankfurt.

I. A pesquisa social para os frankfurtianos deve ser especializada, restrita aos campos de saber específicos, visto que a pretensão de totalidade, mais do que contribuir, prejudica e embaça as análises da sociedade.
II. A teoria crítica da sociedade é a designação dada ao conjunto de elaborações desenvolvidas pela Escola de Frankfurt. O nome da teoria não é apenas um nome fantasia sem sentido, porém uma referência ao atributo que a distinguiria dos trabalhos da sociologia empírica americana.
III. Embora os frankfurtianos tenham recusado a ortodoxia marxista, trata-se de uma teoria crítica cujo esforço foi reatualizar a transformação operada por Karl Marx.
IV. De orientação nitidamente liberal, a Escola de Frankfurt tem sua origem no Instituto de Pesquisa Social e seus estudos procuram questionar a crescente valorização das pesquisas de orientação marxista. Mais do que um experimento de pesquisa social, a Escola de Frankfurt é uma militância liberal.
Dentre as alternativas abaixo, em qual delas há afirmativas verdadeiras?
A) Apenas I e II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas I e IV.


4. Alguns filósofos alemães ligados à Escola de Frankfurt descreveram a racionalidade ocidental como instrumentalização da razão. Para eles, a razão instrumental ou razão técnico-científica
A) reflete sobre as contradições, os conflitos sociais e políticos, apresentando-se como força libertadora.
B) defende que a ciência se baseia na ideologia e no mito social, pois representa o senso comum cientificista.
C) concebe o conhecimento de maneira pura, desprezando o controle da natureza e dos seres humanos.
D) propaga as ideias de progresso e neutralidade científica.
E) representa um poderoso instrumento de libertação das minorias por intermédio do conhecimento.


5. (IFPR 2018) Escola de Frankfurt, fundada no pós Primeira Guerra, reuniu os principais pensadores da época, na Alemanha, e se opunha às teorias positivistas dos idealistas clássicos, marcados por forte influência marxista. Os frankfurtianos consideraram, na elaboração de sua teoria, alguns fatores que o próprio Marx não previu, principalmente sobre a superestrutura, isto é, sobre os mecanismos que afetam a personalidade, a família e a autoridade, analisada no contexto da estética e da cultura de massa. Assim, para esses estudiosos, as técnicas de dominação, dependentes do mercado, seriam ditadas pela massificação do conhecimento, das artes e da cultura. A esse respeito, a alternativa que apresenta o nome dado pela Escola de Frankfurt ao fenômeno é:
A) Indústria de Bens de Capital Cultural.
B) Indústria Cultural.
C) Indústria de Bens de Consumo Cultural.
D) Indústria de Ponta.



GABARITO
1:B - 2:A - 3:C - 4:D - 5:B




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