1. (IF-RS 2015) Sobre a ética de Aristóteles, analise as afirmativas abaixo e assinale
“V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.
( ) A ação correta do ponto de vista ético
deve evitar os extremos, tanto o excesso quanto a falta, caracterizando-se
assim pelo equilíbrio, ou justa medida.
( ) Nitidamente teleológica, a ética afirma
que os seres humanos buscam a felicidade (eudaimonia). Assim sendo, a
felicidade (eudaimonia) é o fim ao qual conscientemente tendem todos os homens.
( ) A possibilidade de agir corretamente e de
tomar decisões éticas depende de um conhecimento do Bem, que é obtido pelo
indivíduo por meio de um longo e lento processo de amadurecimento espiritual.
( ) A ética, ao pertencer ao domínio do saber
prático, possui o intuito de estabelecer sob que condições podemos agir da
melhor forma possível tendo em vista o nosso objetivo principal que é a
felicidade (eudaimonia), ou a realização pessoal.
( ) A virtude não pode ser ensinada: ou já a
trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós. Assim, a virtude dever
ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do
filósofo consiste exatamente em despertá-la.
A sequência correta de cima para baixo
encontra-se em qual alternativa?
A) V, V, F, F e
V.
B) F, F, V, F e
V.
C) F, V, F, V e
F.
D) V, V, F, V
e F.
E) V, F, V, V e
F.
2. (UFMT 2015) A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca
diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação
racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de
acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os
totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de
massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as
discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da
sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A
esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética,
decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação
ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também
estimularam o debate público entre conservadores e radicais
(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P.
Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)
Sobre a ética aplicada, analise as
afirmativas.
I - A bioética é um campo da ética aplicada.
II - A ética ambiental é um campo da ética
aplicada.
III - A ética da degradação é um campo da
ética aplicada.
Está correto o que se afirma em
A) I e III,
apenas.
B) II e III,
apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
3. (EXATUS-PR 2015) Sobre o significado de ética é correto afirmar que:
I - Ética é o nome dado ao ramo da filosofia
dedicado aos assuntos morais.
II - A palavra ética é derivada do grego, e
significa aquilo que pertence ao caráter.
III - A palavra “ética" vem do Grego
“ethos" que significa “modo de ser" ou “caráter".
IV - Ética é o nome dado ao ramo da ciência
que trata do movimento do corpo humano.
Dentre as afirmativas acima estão corretas:
A) Apenas as
afirmativas I, II e III.
B) Apenas as
afirmativas I e IV.
C) Apenas as
afirmativas I, II e IV.
D) Todas as
afirmativas estão corretas.
4. (IF-RS 2015) Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos temas de bioética e
ética do meio ambiente.
I. O interesse pela bioética surge,
primeiramente, na Europa, na década de 60 do século XX, devido a desafios e
problemas típicos das ciências da saúde.
II. Em Princípios de Ética Biomédica (1979),
Beauchamps e Childress propõem quatro princípios básicos da bioética, a saber:
não maleficência; beneficência; respeito à autonomia; e justiça.
III. A ética ambiental, sob o signo de Jonas,
repudia o antropocentrismo, proclamando os direitos da natureza, isto é, torna
a natureza um verdadeiro sujeito de direito.
IV. No âmbito de uma ética ecológica, o
princípio de responsabilidade, criado e proposto por Jonas, refere-se ao
presente e futuro imediato dos seres.
V. Como ética particular ou aplicada, a
bioética pressupõe uma ética geral, pois visa à aplicação de princípios morais
nos diferentes âmbitos da vida, em razão de problemas daí decorrentes.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas as afirmativas II, III e V são
verdadeiras.
B) Apenas as
afirmativas I, III e V são verdadeiras.
C) Apenas as
afirmativas I e II são verdadeiras.
D) Apenas as
afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Apenas as
afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
5. (IF-RS 2015) Considere as afirmativas
abaixo sobre a ética discursiva de Jürgen Habermas.
I. Habermas
reconhece que a ética está inexoravelmente determinada pela impossibilidade de
fundamentação do agir moral: não há critérios absolutos, os juízos morais
possuem um caráter histórico e social incontornável. Cabe à ética discursiva
admitir o relativismo de toda verdade moral e renunciar ao alcance de normas
universais.
II. Diante da
pluralidade de perspectivas que orientam a ação moral, Habermas afirma que os
juízos morais devem necessariamente expressar atitudes e preferências de cada
integrante do diálogo. Por conseguinte, em face do relativismo, a ética
discursiva abandona qualquer intenção formalista, concedendo centralidade às
decisões particulares e/ou aos contextos.
III. Buscando
renovar as pretensões universalistas da ética, Habermas constrói uma teoria na
qual apresenta a importância do discurso racional como formador do consenso. É,
pois, por intermédio do discurso que se alcança a justificação racional capaz
de legitimar a validade das normas.
IV. Para a
ética do discurso, é necessário discernir o consenso do falso consenso. O
critério capaz de realizar a distinção encontra-se na concepção habermasiana de
situação ideal de fala, mediante a qual seria possível imaginar comunicações
livres de eventuais coações.
V. Ao conceder
centralidade ao discurso, Habermas defende a ideia segundo a qual as normas
somente alcançam legitimidade por intermédio do esforço compartilhado da
prática comunicativa. Sendo assim, a ética é um exercício que se realiza na
comunicação de sujeitos simetricamente dispostos em suas oportunidades de fala.
Assinale a
alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I,
II e V são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas
III, IV e V são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I,
III e V são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas
II, III são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas
II, IV são verdadeiras.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:A - 4:A - 5:B
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