1. (UFMT 2015) Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração
Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos
horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma
explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais
de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa
a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de
todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos,
independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem.
(STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J.
C. B. (org.) Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis,
RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro:
BNDES, 2014.)
O teor ético da Declaração Universal dos
Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da
filosofia moral. Sobre esses conceitos, considere:
I - Igualdade; declaração; solidariedade.
II - Igualdade; dignidade; respeito.
III - Fraternidade; solidariedade; dignidade.
São conceitos que marcam o teor ético da
Declaração Universal dos Direitos Humanos:
A) II e III,
apenas.
B) I e III,
apenas.
C) I e II,
apenas.
D) I, II e III.
2. (NUCEPE 2015) Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.
A) Para uma
ética deontológica, o conceito central é o de Dever.
B) Em sua formulação contemporânea, uma ética
deontológica assume a prioridade do justo sobre o bem.
C) Em Kant, a
ética deontológica preconiza uma razão prática autônoma em relação às
inclinações naturais, de caráter universal.
D) Para uma ética
deontológica, o único sentimento apropriado é o de respeito à lei moral, dada a
precedência das normas sobre os desejos.
E) Para uma
ética deontológica, o conteúdo do dever universal é configurado a partir das
consequências do curso de ação escolhido.
3. (NUCEPE 2015) Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.
A) Na ética das
virtudes os conceitos de eudaimonia (felicidade) e phronésis (sabedoria
prática) são centrais.
B) O principal
representante clássico da ética das virtudes é o filósofo Aristóteles, já no
período medieval destaca-se Tomás de Aquino; mas as raízes mais antigas da
ética das virtudes se estendem também à filosofia chinesa.
C) Na
perspectiva da ética das virtudes, não podemos pensar o agir moral somente a
partir de normas, mas estas enquanto articuladas a um bem.
D) Os
principais representantes contemporâneos da ética das virtudes são Peter Singer
e Mangabeira Unger.
E) A ética das
virtudes assumiu um papel importante no debate filosófico contemporâneo a
partir do artigo de E. Anscombe “Modern Moral Philosophy” (1958).
4. (UFMT 2015) Sobre como a ética pode ser compreendida, considere:
I - Reflexão sobre as ações e as práticas
relacionadas com a vida em sociedade.
II - Reflexão sobre a determinação natural
sem a ação humana em comunidade.
III - Reflexão sobre a conduta social de cada
pessoa.
Está correto o que se afirma em
A) II e III,
apenas.
B) I, II e III.
C) I e II,
apenas.
D) I e III,
apenas.
5. (SHDIAS 2014) Complete a Lacuna a seguir: A ética profissional consiste na aplicação
da ética ______________.
A) no campo da
ciência.
B) geral no
campo das atividades profissionais.
C) no campo das
artes.
D) no campo da
psicologia.
GABARITO
1:A - 2:E - 3:D - 4:D - 5:B
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