1. (CESPE 2013) Com relação à ética kantiana, assinale a opção correta.
A) A vontade é
boa quando o homem age movido por suas paixões, e não quando quer e age movido
apenas pela consideração ou pelo respeito ao dever.
B) A boa vontade
é um meio para um fim, valendo tanto quanto os resultados efetivos que ela
alcança.
C) A boa vontade pode ser entendida a partir
do dever e do querer autônomo. Dever é a necessidade de uma ação feita por
respeito à lei moral. A lei moral, porém, é dada pela racionalidade prática do
sujeito. Ter boa vontade é seguir o imperativo categórico da razão.
D) Submissão ao
dever e autonomia do querer se contradizem. Logo, são incompatíveis para
funcionar como princípios éticos ao mesmo tempo.
E) O homem não
pode conhecer objetivamente, do ponto de vista da Crítica da razão pura, nem a
liberdade, nem a imortalidade da alma, nem a existência de Deus. Logo, esses
três temas devem ser excluídos da ética, na perspectiva de uma Crítica da razão
prática.
2. (CESPE 2013) A respeito da ética aristotélica, assinale a opção correta.
A) Para
Aristóteles, é suficiente que o homem busque o bem de modo universal, sem se
preocupar com o modo como o bem pode se dar na viabilidade da ação, que
acontece a cada vez na particularidade de cada situação.
B) Em uma perspectiva aristotélica, a virtude
da prudência é bastante significativa para reger a vida prática do homem, pois
ela possibilita descobrir o que pode conduzir o homem à felicidade. É ela que
decide sobre o que é ser valoroso e justo, tanto no nível individual quanto no
comunitário-social-político.
C) Para
Aristóteles, agir é mais importante que pensar. A vida prática, política, vale
mais que a vida teorética, dedicada ao pensamento, à busca da verdade por causa
da própria verdade.
D) Na concepção
de Aristóteles, a razão tem um significado apenas teorético, ela não tem um
papel diretivo na vida prática do homem.
E) Na ética
aristotélica, as paixões são necessariamente más e, para o homem conduzir uma
vida racional, ele deve anular a força das paixões em sua vida.
3. (FUNCAB 2013) A ética aplicada é um ramo contemporâneo da Filosofia que discute os
efeitos negativos da ciência e das tecnologias sobre a vida das pessoas. NÃO é,
filosoficamente, visto como problema ético:
A) o uso militar
dos conhecimentos genéticos, como a produção de armas biológicas.
B) a produção de
alimentos transgênicos, muito mais resistentes a pragas e outros problemas
ambientais, em substituição a alimentos naturais.
C) a chamada
“sondagem genética”, por meio da qual se pretende detectar, por exemplo,
pessoas que teriam genes predispostos a certas doenças e a práticas criminosas.
D) a biologia
molecular que, descobrindo a origem da vida, abalou as concepções religiosas e
a moral tradicional.
E) a modificação
das células reprodutoras, a fim de alcançar o ideal de purificação da espécie,
através da eliminação dos “impuros” e dos “inferiores”.
4. (FUNCAB 2013) Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra
(do grego, ethos), não seja entendida consensualmente como sinônimo de moral
(do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos
e costumes de uma sociedade ou cultura. Assim, é correto afirmar que:
A) os valores
éticos e morais são transmitidos de pai para filho, geneticamente, assim como
os caracteres físicos de uma pessoa.
B) a ação moral,
para as religiões como um todo, é autônoma e independente, já que o homem age
não por dever, mas de acordo com o que a Razão estabelece.
C) o sujeito
moral é aquele que busca o bem e evita o mal, segundo as definições da cultura
de certo e errado, justo e injusto.
D) os princípios
éticos e morais são comuns a todos os povos e lugares, a despeito das condições
em que vivem as pessoas, segundo o relativismo moral.
E) a origem da
moral e do senso de moralidade é notada pela maioria das pessoas, que tendem a
não naturalizar costumes e valores coletivos.
5. (CESPE 2013) Considerando a ética teleológico-eudemonológica da tradição
platônico-aristotélica e a da tradição cristã, assinale a opção correta.
A) Essas
tradições identificam a felicidade com o prazer. Para elas, a felicidade é
simplesmente um sentimento subjetivo de prazer.
B) De acordo com
essas tradições, a felicidade não é somente uma questão de sentimento
subjetivo, mas é também uma questão de escolha individual. A felicidade
comunitária e a social são desconsideradas tanto na ética quanto na política.
C) Para essas
tradições, a ética é vista utilitariamente, ou seja, a felicidade ou o bem
maior para o viver humano coincide, de forma necessária e exclusiva, com o útil
e o prazeroso.
D) A
felicidade, entendida como bem-viver, é pensada de maneira ontológica como o
prosseguimento pleno da realização da essência do homem. O caminho para
alcançar a felicidade, por sua vez, é a virtude. Além disso, a felicidade e a
virtude têm um papel importante na consideração ética, tanto na história
biográfica dos indivíduos, quanto na vida histórica coletiva das comunidades e
sociedades humanas.
E) Segundo essas
tradições, a ética é uma questão de dever. Sua preocupação central é com as
normas do viver ou do conviver humano.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:D - 4:C - 5:D
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