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Questões sobre Foucault



1. (IFB 2017) As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável. ‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987).
O presente argumento refere-se a seguinte regra:
A) especificação ideal.
B) idealidade suficiente.
C) certeza perfeita.
D) quantidade mínima.
E) efeitos colaterais.


2. (IFB 2017) O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166). Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.
A) Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.
B) O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.
C) Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.
D) A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.
E) Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.


3. (UFMT 2016) Foucault rompe com a concepção clássica de poder, afirmando que não se pode concebê-lo como materializado em determinado lugar ou em lugares específicos, pois ele está diluído pelo tecido social. Há uma espécie de onipresença do poder. Ele se apresenta como uma imensa rede microscópica, que engloba tudo e todos. [...] Devemos levar em conta, também, o poder como fonte de produção social. É o que Foucault denomina de tecnologia do poder: constrói-se toda uma maquinaria por meio da qual o poder se exerce, interditando certas ações mas também produzindo outras.
(GALLO, S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014.)
Termos como microfísica do poder, tecnologias de poder, soberania, poder disciplinar e biopoder estão presentes na filosofia de Foucault. Sobre as características do poder em Foucault, analise as afirmativas.
I - O poder se apresenta como uma trama que está presente em todas as relações sociais, constituindo uma microfísica do poder.
II - O poder disciplinar já está presente nas análises dos filósofos antigos sobre o agir político e ético.
III - O biopoder, presente no Estado de bem-estar social, pode ser considerado uma tecnologia de poder.
Está correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) I, II e III.
C) II e III, apenas.
D) I e II, apenas.


4. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
Em seu livro, Microfísica do Poder, Foucault salienta que “o poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não só circulam, mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua ação; nunca são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de transmissão. Em outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por eles”.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183.
Partindo do pensamento de Foucault e do conteúdo desse trecho, podemos dizer que esse filósofo concebe o poder como
A) a relação social, engendrada nas mais diversas instituições e situações cotidianas, através da disciplina e do controle.
B) a parte da estrutura social e política que mantém a divisão entre aqueles que o possuem e os que não o possuem.
C) a concentração de forças que contrapõe as classes sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em rede.
D) a ação política que se estabelece através de mecanismos específicos de controle da vida social.
E) a estratégia natural dos indivíduos para dissolver os instrumentos, por meio dos quais a sociedade age sobre eles.


5. (SEAP 2018) A crítica à hipótese de um sujeito universal, levada a cabo por Foucault e Lacan, denuncia qualquer pretensão de universalizarmos a ética, impondo-nos a necessidade de diferenciarmos dois conceitos que, classicamente, são tomados como sinônimos:
A) Direitos e obrigações.
B) Princípios e normas.
C) Ética e moral.
D) Cidadania e civismo.



GABARITO
1:A - 2:B - 3:A - 4:A - 5:C


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