1. (CESPE 2009) No que se refere à teoria epistemológica de Gaston
Bachelard, assinale a opção correta.
A) As rupturas
epistemológicas constituem a igualdade de interpretação das conclusões de
várias teorias científicas.
B) Os filósofos
devem encontrar um só ponto de vista para julgar a ciência.
C) O
cientista posiciona-se contra um conhecimento anterior, destruindo
conhecimentos mal-feitos e elaborando outros.
D) Essa teoria
adota a filosofia do sim na medida em que recupera a autoridade epistemológica
do conhecimento grego antigo.
2. (CONSULPLAN 2018) Sobre Gaston Bachelard, analise as
afirmativas a seguir.
I. “Para o filósofo, a ciência é imutável e,
a partir desse conceito, se destacou em sua época. Foi responsável pela criação
de novos modelos de estudo, como o substancialismo, que dá ideia de substância;
animismo, termo relacionado ao princípio de dar vida à matéria; e o imagismo,
correspondente ao excesso de imagens. De acordo com o pesquisador científico
filosófico, o ramo da filosofia que interfere na ciência é estático por
natureza. Isto implica dizer que o espírito científico deve formar-se a partir
de bases sólidas e fundamentadas. Além do mais, a objetividade da ciência só se
conclui quando a mesma se rompe com o objeto imediato.” (Disponível em:
www.estudopratico.com.br.)
PORQUE II. “É considerado o pai do
existencialismo contemporâneo. Lançou bases para um novo racionalismo ou
racionalismo aberto, fundado na crítica da epistemologia tradicional e na
renovação da história das descobertas científicas. Sua obra inclui escritos
originais sobre a poética dos elementos naturais e uma investigação do imaginário
humano sem fronteiras. Em sua linha de pensamento a existência é fruto de
deliberação livre e voluntária do homem e a ciência é uma manifestação da
complexidade do interior da alma humana.” (Japiassú, 2006:25.)
Assinale a alternativa correta.
A) As afirmativas
I e II são falsas.
B) A afirmativa
I é falsa e a II, verdadeira.
C) A afirmativa
I é verdadeira e a II, falsa.
D) As
afirmativas I e II verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
GABARITO
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