1. (CEPERJ 2013) Em “Casa-Grande e Senzala”, Gilberto Freire estabelece uma relação entre
a arquitetura da casa-grande e a forma de organização social e política que se
instaurou no Brasil, conhecida como:
A) populismo
B) clientelismo
C) escravagismo
D) patriarcalismo
E) caudilhismo
2. (UERR 2018) O sociólogo Gilberto Freyre, autor do livro Casa Grande & Senzala,
numa bem elaborada análise sobre a inter-relação de diferentes grupos raciais
que formaram a sociedade brasileira, demonstrou que no Brasil:
A) embora
existam diferenças entre classes sociais, elas não sobrepuseram as diferenças
raciais.
B) a
interpretação biológica das diferenças raciais é mas importante que as
diferenças culturais.
C) a interpretação cultural e não a biológica
é a que permite entender as diferenças raciais no Brasil.
D) as
explicações sócioestruturais oferecem eficazes modelos para entender as
diferenças culturais.
E) as diferenças
biológicas entre brasileiros são modelos para o entendimento das diferenças
culturais em todo o mundo.
3. (FCC 2018) Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante
na história social brasileira foi
A) o Estado
patrimonialista português e suas ramificações no Brasil colonial.
B) a Igreja
Católica, sobretudo os jesuítas.
C) a família
patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados.
D) as classes
sociais em luta, à época colonial representadas pela aristocracia rural e pelos
trabalhadores negros escravizados.
E) os movimentos
nativistas de luta pela independência nacional, liderados pela burguesia
nascente, em oposição à Coroa portuguesa.
4. (IFB 2017) A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de
pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra
“Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada
nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012.
Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em
relação aos conteúdos do enunciado acima.
A) A teoria
desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os
níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil, bem como sustenta
teoricamente a política de cotas raciais adotada em nosso país.
B) A teoria da
democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência
pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a
sustentar a política de cotas raciais.
C) A teoria
desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando
invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em
relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a
teoria de Freyre.
D) A teoria
da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a
violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo
modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país.
E) A teoria da
democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de
violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção
de cotas raciais como forma de compensação histórica.
5. (FUNCAB 2005) Leia os fragmentos a seguir relacionados a debate histórico sobre a
questão da formação cultural do Brasil.
“[...] Em um de seus livros mais conhecidos,
Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre abordou questões relativas às interações
entre europeus, africanos e índios desde os primórdios da colonização,
destacando as condições de reconhecimento social dos mestiços no mundo criado
pelos portugueses e a suposta tolerância racial que marcaria o caráter da nação
[...]".
“Nas décadas de 1950 e 1960, diversos estudos
sociológicos sobre o tema das relações raciais afastaram-se da imagem de
harmonia inicialmente valorizada por Gilberto Freyre, explicitando as
desigualdades entre brancos e negros na sociedade brasileira [...]".
“[...] Debates propostos por Otávio Ianni e
Fernando Henrique Cardoso, entre outros autores, argumentavam que a noção de
classe social era mais importante que a ideia de raça na definição das relações
sociais, encaminhando assim uma reflexão sistemática sobre o preconceito como
sobrevivência do passado escravista [...]".
VIANA, Larissa. Mestiçagem e cultura
histórica: debates. In: Cultura política e leituras do passado, 2007.
O tema central dos fragmentos acima pode ser
encontrado em uma das opções a seguir. Marque-a.
A) Memória e
histórias da abolição
B) Mito da
democracia racial brasileira
C) História
memorialista da escravidão
D) Participação
política de ex-escravos
E) Cultura
histórica dos descendentes de africanos no Brasil
GABARITO
1:D - 2:C - 3:C - 4:D - 5:B
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