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Questões sobre Hegel I



1. (CESPE 2009) Em Filosofia do Direito, Hegel afirma que a liberdade
A) consiste na identidade do interesse particular (da família e da sociedade civil) com o interesse geral (do Estado).
B) consiste no reconhecimento racional pelos indivíduos do que representa o interesse universal do Estado
C) consiste na subordinação dos indivíduos ao poder da razão.
D) só é possível pela subordinação dos indivíduos ao poder do Estado.


2. (CESPE 2009) Considerando a doutrina hegeliana, assinale a opção correta.
A) Essa doutrina adota o método dialético para explicar a realidade.
B) Quanto ao aspecto político, os velhos hegelianos são os de esquerda, os jovens hegelianos são os de direita.
C) De acordo com essa doutrina, o que é irracional é real e o que é real é irracional.
D) O aristotelismo e o tomismo constituem o núcleo essencial dessa doutrina.


3. (SEDUC - CE 2016) Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”. Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento acima, podemos afirmar que Hegel compreende a verdade como
A) um estágio do ser em sua particularidade.
B) uma condição do ser em sua circularidade.
C) uma abertura ao ser em sua totalidade.
D) o próprio ser em sua efetividade.
E) o que dá forma ao ser em sua unicidade.


4. (CEPERJ 2013) O pensamento filosófico do século XIX concedeu especial relevância ao tema da história, porém nenhum pensador parece tê-lo feito tanto quanto Hegel. Na introdução da Filosofia da história, Hegel apresenta três tipos de abordagem da história, discorrendo sobre cada um deles. As três formas de encarar a história ali apresentadas por Hegel são as seguintes:
A) a científica, a artística e a filosófica.
B) a original, a refletida e a filosófica.
C) a epistemológica, a fenomenológica e a ontológica.
D) a monumental, a tradicionalista e a crítica.
E) a da loucura, a da sexualidade e a da ciência.


5. (CESPE 2009) Para Hegel, em Filosofia da História,
A) a razão governa o mundo, mas a história universal não é um processo racional.
B) a razão governa a ação dos indivíduos, mas não governa sua história como história universal.
C) a razão governa o mundo, e a história universal é um processo racional.
D) a história não é um processo racional, ela se torna um processo racional apenas no Ocidente.


GABARITO
1:A - 2:A - 3:D - 4:B - 5:C





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