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Questões sobre Kant I



1. (IFB 2017) Assinale a alternativa que apresenta o ente racional para o qual o conceito de vontade boa contém o de dever, manifestando-se na forma do mandamento, do imperativo, conforme defende Kant em sua obra “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”.
A) Sujeito cuja vontade é necessariamente boa.
B) Sujeito que possui exclusivamente bons talentos.
C) Sujeito que possui tanto apetite racional quanto inclinações naturais.
D) Sujeito exclusivamente mau.
E) Sujeito santificado.


2. (UFMT 2016) Segundo Kant, na obra Metafísica dos costumes, as leis da liberdade dizem respeito à filosofia prática e as leis da natureza dizem respeito à filosofia teórica. Sobre as leis da liberdade, Kant afirma: “Na medida em que elas dizem respeito apenas às ações exteriores e sua conformidade a leis, chamam-se jurídicas, mas se exigem também que essas mesmas devam ser os princípios de determinação das ações, elas são éticas, e diz-se: o acordo com as primeiras é a legalidade das ações, o acordo com as segundas, a moralidade das ações”.
Sobre as concepções de leis em Kant, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(__) A legalidade de uma ação está em concordância com as leis jurídicas.
(__) O princípio de determinação da ação moral concerne às leis da natureza.
(__) As leis da natureza e as leis da liberdade concernem à filosofia prática.
(__) A moralidade de uma ação está em concordância com as leis éticas.
Assinale a sequência correta.
A) F, V, F, F
B) F, F, F, V
C) V, F, F, V
D) V, V, V, F


3. (IF-RS 2015) Para Kant (2001, p. 54), “a filosofia transcendental é a ideia de uma ciência para a qual a crítica da razão pura deverá esboçar arquitetonicamente o plano total, isto é, a partir de princípios, com plena garantia da perfeição e solidez de todas as partes que constituem esse edifício”. Como Immanuel Kant expõe em sua primeira obra crítica, é correto afirmar que a filosofia transcendental refere-se a:
A) Todo o conhecimento resultante da capacidade inata do ser humano.
B) Todo o conhecimento que advém da capacidade empírica dos saberes da existência humana.
C) Todo o conhecimento que se ocupa menos dos objetos que de nosso modo de os conhecer, na medida em que este deve ser possível a priori.
D) Todo o conhecimento produzido no interior da experiência sensível, imediata e cotidiana dos seres humanos.
E) Todo o conhecimento que advém das verdades teológicas.


4. (IFB 2017) Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma afirmação que se liga ao significado de “analiticamente verdadeiro”, conforme elaborado por Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.
A) O juízo analítico tem o sentido de verdadeiro por definição.
B) O juízo analítico pode versar sobre objetos do mundo da experiência.
C) O juízo analítico tem a verdade do conteúdo afirmado decidido por leis lógicas elementares, pressupondo as regras semânticas da língua em que é afirmado.
D) O juízo analítico deve sua analiticidade somente à relação entre o conceito de sujeito e o conceito do predicado.
E) No juízo analítico o predicado do enunciado não acrescenta conteúdo ao sujeito do enunciado.


5. (IFB 2017) Leia as afirmações sobre a exposição metafísica do espaço e do tempo como formas a priori da intuição.
I) Na estética transcendental, trata-se o tempo intuitivo como relações de sucessão e simultaneidade. 
II) Na estética transcendental, trata-se o espaço como a forma da intuição do sentido externo enquanto o tempo como a forma da intuição do sentido interno.
III) Na estética transcendental, o sentido interno não tem primazia sobre o sentido externo, eles estão no mesmo nível de representação.
IV) Na estética transcendental, espaço e tempo tem um caráter também conceitual.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS, de acordo com a posição de Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.
A) I, II e IV
B) I, II e III
C) II e IV
D) II e III
E) I e II
GABARITO
1:C - 2:C - 3:C - 4:C - 5:E


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