1. (FGV
2014) Ao
estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre
Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o
social, o cultural e o simbólico.
Com
relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital,
segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(__)
O capital social é constítuido pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem
acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
(__)
O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas
habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar.
(__) O
capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma
seus recursos materiais em símbolos de força e poder.
As
afirmativas são, respectivamente,
A) F, V e F.
B) F, V e V.
C)
V, F e F.
D) V, V e F.
E) F, F e V.
2.
(IFPR/PR 2019)
A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas
análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso,
Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura
vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma,
emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea
e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e
educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o
objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA:
A) Partimos do raciocínio
de que a realidade social existe e está aí e, portanto, não é um abstrato
qualquer. Nesse sentido, a sociologia não pode ser uma atividade leviana ou uma
perfumaria e que a regra de ouro do pensamento sociológico não é agradar ou ser
‘politicamente correto’, mas sim elaborar proposições razoáveis,
compreensíveis, capazes de nos ajudar a compreender melhor os fenômenos
sociais.
B) Precisa-se considerar
a tese de que não existe apenas uma tradição sociológica, mas sim um mosaico ou
um campo de opções disponíveis aos sociólogos de plantão. Assim, não há dúvida
de que o ofício da sociologia é uma tarefa interminável sobre a vida social.
C) No tempo presente os
temas mais recorrentes da sociologia contemporânea estão envoltos em pesquisas
sobre a atual sociedade pós-industrial e suas transformações, a saber: a
religião e o debate da secularização; o papel do mercado e suas variáveis; a
política de gênero; trabalho e violência; tecnologia e virtualidade, dentre
tantas outras temáticas que podem ser fragmentadas em cada tema e subtema.
D) A sociologia
contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas
que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os
temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de
entendimento maior.
E) A vida social é um
grande laboratório e que precisa ser interpretada por sociólogos de plantão que
querem compreender o real sentido do que se faz e do que não se faz quando o
assunto é a vida em sociedade.
3. (VUNESP
2012) Segundo
Cuche, Bourdieu trata a cultura no sentido antropológico, mas recorre para tal
a outro conceito que é o de
A) ethos, ou seja,
sistemas de disposições duráveis e instransponíveis, infraestruturas
predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como
princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
B) habitus, ou seja,
sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas
predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar
como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
C) trocas simbólicas, ou
seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas
dispostas a operar como mercadorias materiais e simbólicas no universo
semântico do signo.
D) habitus, ou seja,
sistemas de disposições permeáveis e efêmeros, estruturas estruturadas
dispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como
princípios operadores de lógicas de mercado e de trocas simbólicas.
E) ethos, ou seja,
sistemas de disposições efêmeros, porque são intercambiáveis, estruturas
estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a
funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de
representações de significados materiais e simbólicos.
4.
(FCC 2012)
A noção de capital social para Pierre Bourdieu refere-se
A) ao conjunto dos
recursos efetivos ou potenciais ligados à posse de uma rede durável de relações
mais ou menos institucionalizadas de conhecimento ou reconhecimento mútuo.
B) ao tipo de capital
conhecido e reconhecido, quando é conhecido segundo as categorias de percepção
que ele impõe.
C) ao princípio gerador e
unificador que retraduz as características intrínsecas e relacionais de uma
posição em um estilo de vida.
D) a um recurso que os
atores fazem derivar de suas competências e habilidades estritamente vinculadas
à sua socialização primária.
E) a um operador de
racionalidade prática que articula as estruturas objetivas externas às
estruturas subjetivas da história pessoal.
5.
(FGV 2013)
Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com
diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a
seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo
sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.
A) A escola é uma
ferramenta de poder, que reproduz desigualdades, ao perpetuar de forma
implícita hierarquias e constrangimentos.
B) Na escola se
desenvolvem lutas pela obtenção e manutenção do poder simbólico, produzindo
valores que acabam sendo aceitos pelo senso comum.
C) A escola é um
espaço de socialização que proporciona o desenvolvimento integral dos
indivíduos, tendo em vista que somos produtores e produtos do meio em que
vivemos.
D) O aluno é um ator
social ligado à engrenagem da produção simbólica, dela participando como
herdeiro e transmissor inconsciente de valores.
E) A escola é um
artifício de reafirmação de poderes, onde estruturas sociais diferentes
convivem e se enfrentam com seus variados estilos de vida.
GABARITO
1:C - 2:D - 3:B - 4:A - 5:C
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