1. (IF-RS 2015) Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a teoria de Platão, as ideias apresentam algumas características
básicas, a saber:
A) A
corporeidade – a Ideia pertence a uma dimensão totalmente diversa do mundo
incorpóreo.
B) A
inteligibilidade – a Ideia é, por excelência, objeto da inteligência e só com
ela pode ser captada.
C) A
imutabilidade – as Ideias são imunes a todo tipo de mudança e não só ao nascer
e ao perecer.
D) A unidade –
cada Ideia é uma unidade e unifica a multiplicidade das coisas que dela
participam.
E) A perseidade
– as Ideias são em si e por si, isto é, absolutamente objetivas.
2. (IF-RS 2015) No diálogo A República, Platão identifica e distingue quatro modos ou
graus de conhecimento. Quais deles dizem respeito à matemática e às ideias
(eidos), respectivamente?
A) A intuição
intelectual (nóesis) e o raciocínio dedutivo (diánoia).
B) A imaginação
(eikasía) e a intuição intelectual (nóesis).
C) A crença
(pístis) e o raciocínio dedutivo (diánoia).
D) O raciocínio dedutivo (diánoia) e a
intuição intelectual (nóesis).
E) A opinião
(dóxa) e a imaginação (eikasía).
3. (Colégio Pedro II 2016) – Então, tomemos dessas pluralidades a que quiseres; a seguinte, por
exemplo, se estiveres de acordo: leitos há muitos, e também mesas. – Como não?
– Porém para todos esses móveis só há duas ideias: a ideia do leito e a ideia
da mesa. – Certo. – Costumamos, também, dizer que os obreiros desses móveis têm
em mira a ideia segundo a qual um deles apronta leitos e outros as mesas de que
nos servimos, e assim para tudo o mais. Porém a ideia em si mesma, o obreiro
não fabrica. Como o poderia?
(PLATÃO. A República – livro X. In: MARÇAL,
Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p. 553)
O trecho citado, retirado do Livro X da
República de Platão, expressa
A) a crítica à
imitação como afastamento da verdade em três graus.
B) um caso
tipificado de contemplação das formas pela experiência.
C) o
reconhecimento da forma de leito e de cadeira por reminiscência.
D) uma
explicação do uno e do múltiplo pressupondo a teoria das ideias.
4. (CESPE 2013) Considerando a dialética platônica, assinale a opção correta.
A) A dialética,
na concepção de Platão, é a lógica da aparência, ou seja, a arte dos
raciocínios ilusórios; nesse sentido, a dialética identifica-se com o sofisma.
B) A dialética,
na concepção de Platão, é meramente um instrumental de argumentação que se
destaca pelo excessivo emprego de sutilezas, de distinções engenhosas e
inúteis.
C) A
dialética, em Platão, é a arte de discutir por perguntas e respostas, de
dividir as coisas em gêneros e espécies, é remontar de conceitos em conceitos,
de proposições em proposições, até os conceitos mais universais e os primeiros
princípios, que não são meras ficções do espírito, mas têm uma consistência no
ser.
D) A dialética
platônica não está relacionada à ironia nem à maiêutica socrática.
E) A dialética,
segundo Platão, é a aplicação científica da conformidade às leis, inerentes à
natureza do pensamento; é a verdadeira natureza própria das determinações do
entendimento, das coisas e, de uma maneira geral, do finito.
5. (CEPERJ 2013) O amor é tema do diálogo O banquete, de Platão.
Nele, os convivas se divertem fazendo elogios a Eros, deus do amor. De acordo
com o que nos é relatado nessa obra, Sócrates ouviu o discurso que pronuncia
sobre Eros de:
A) um aprendiz,
Fedro, mas Sócrates não lhe dá crédito.
B) um deus, o
próprio Eros, que o transmitiu diretamente a Sócrates.
C) um homem,
Agatão, como o próprio Sócrates dá inteiro crédito.
D) uma
mulher, Diotima, como o próprio Sócrates dá inteiro crédito.
E) um rei tirano,
Dionísio, mas Sócrates não lhe dá crédito.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:D - 4:C - 5:D
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