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Questões sobre René Descartes



1. (IF-RS 2015) “Mas não temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de me haver encontrado, desde a juventude, em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas, de que formei um método, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de alçá-lo pouco a pouco, ao mais alto ponto, a que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida lhe permitam atingir."
(DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 66.)
Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde às regras do método expostas por René Descartes nesse texto?
A) Jamais acolher alguma coisa como verdadeira que não se apresente clara e distintamente.
B) Procurar os juízos sintéticos a priori que possam fundamentar as condições de possibilidade do conhecimento humano.
C) Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quanto possíveis para melhor resolvê-las.
D) Conduzir por ordem os pensamentos dos objetos mais simples de conhecer até o conhecimento dos mais compostos.
E) Fazer, em toda parte, enumerações tão completas e revisões tão gerais com a certeza de nada omitir.


2. (Prefeitura de Fortaleza - CE 2016) René Descartes (1596-1650) fundou o racionalismo, que deslocou o fundamento do conhecimento e da certeza do objeto para o sujeito e do objetivo ao subjetivo. A frase “Penso, logo existo” virou marca registrada do(a):
A) pensamento cartesiano.
B) marxismo.
C) social-democracia.
D) hermenêutica.


3. (Colégio Pedro II 2016) Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundamentei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão muito duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências.
(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas (1ª Meditação). In: MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007, p. 74.)
Na primeira Meditação, René Descartes (1596-1650) desenvolveu a dúvida metódica e a possibilidade de se alcançar o conhecimento seguro. É correto afirmar que, também nesta meditação, o filósofo apresentou
A) a ideia de uma vontade limitada, que desalinhada ao entendimento, nos conduziria ao erro.
B) um argumento ontológico para a existência de Deus a partir das ideias inatas.
C) o questionamento dos sentidos como fonte confiável de conhecimento.
D) o argumento do cogito como primeira verdade indubitável.


4. (IFB 2017) Nas “Meditações”, Descartes adverte que apesar de só nos juízos é que se pode encontrar “falsidade formal e verdadeira”, pode encontrar-se nas ideias uma falsidade material. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de ideias materialmente falsas segundo Descartes.
A) As ideias de situação e movimento.
B) As ideias de duração e de número.
C) As ideias de frio e calor.
D) As ideias de infinito e substância.
E) As ideias de Deus e perfeição.


5. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
“Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou”.
Descartes, Meditações.
Podemos assegurar que, de acordo com o racionalismo cartesiano, essa passagem trata
A) do processo de edificação sistemática de incertezas que comprovam o quão falha é a razão para Descartes.
B) da insuficiência do processo de dúvida como método de busca da verdade.
C) de como, para Descartes, os sentidos são o caminho pelo qual chegamos à verdade, apesar de algumas vezes provocarem enganos.
D) do primeiro passo da dúvida metódica, em que a menor suspeita de engano leva Descartes a desconfiar plenamente nos sentidos.
E) da instauração radical da dúvida a tudo o que é possível conhecer, seja pelos sentidos ou pela razão, como último estágio do racionalismo de Descartes.



GABARITO
1:B - 2:A - 3:C - 4:C - 5:D






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