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Questões sobre Santo Agostinho



1. (CONSULPLAN 2018) “Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo.”
(Reale, 1990. V 1. P. 428-34.)
Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(__) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento.
(__) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem.
(__) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica.
(__) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.
A sequência está correta em
A) F, V, F, V.
B) V, F, V, F.
C) F, V, V, F.
D) V, V, F, F.


2. (CESPE 2009) A obra Cidade de Deus, de Santo Agostinho, tem como tema central
A) a constituição de uma filosofia da história com base na providência divina e em sua justificação teológica.
B) a afirmação das verdades reveladas e da teologia cristã como base da política mundana.
C) a retomada dos argumentos platônicos expostos em A República como base para a constituição da cidade de Deus.
D) a constituição dos princípios da cidade de Deus em conflito com a cidade terrena, ou a cidade do diabo.


3. (CEPERJ 2013) Durante a filosofia medieval, uma das mais constantes discussões foi aquela sobre a relação entre fé e razão, já que, em princípio, cada uma delas parecia uma via distinta para se alcançar Deus ou a verdade. O pensamento religioso, nesse momento da história, refletiu sobre a sua interação com o entendimento argumentativo da filosofia. Conforme observa Danilo Marcondes na sua Iniciação à história da filosofia, Santo Agostinho adotou uma posição decisiva nesse contexto, postulando que, quanto aos ensinamentos religiosos, deve-se adotar o seguinte procedimento:
A) primeiro acreditar para depois compreender.
B) primeiro compreender para depois acreditar.
C) acreditar e compreender simultaneamente
D) somente compreender, sem jamais acreditar.
E) somente acreditar, sem jamais compreender.


4. (CESPE 2009) Se os nossos adversários que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus quisessem refletir sobre estas considerações tão claras e certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir ao sumo mal tantos bens, e a Deus, tantos males.
Santo Agostinho. A natureza do bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005, p. 15 (com adaptações).
A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento agostiniano a esse respeito, assinale a opção incorreta.
A) É razoável e racional sustentar que os grandes bens provêm de um princípio, e os pequenos bens, de outro.
B) Se todas as coisas que Deus criou só podem ser boas, o pecado consiste em usar mal o bem.
C) Nenhuma natureza é má na condição de natureza. A natureza não é má senão enquanto diminui nela o bem.
D) Ao contrário dos maniqueus, Agostinho afirma que Deus é também criador do corpo.


5. (UFFS) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. 
Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?
A) Pela experiência empírica.
B) Pelo diálogo ecumênico.
C) Pela iluminação interior.
D) Pela ação do Demiurgo.
E) Pela dedução transcendental das categorias.



GABARITO
1:A - 2:A - 3:A - 4:A - 5:C



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