1. (IFB 2017) Sartre afirmou, no texto “Náusea”, que os humanistas
estavam errados, no entanto ele escreve o texto “O existencialismo é um
humanismo”. Sartre ataca em seu pensamento um tipo de humanismo que:
A) considera que
o homem está constantemente fora de si mesmo; é projetando-se e perdendo-se
fora de si que ele faz com que o homem exista.
B) afirma não
existir outro universo além do universo humano, o universo da subjetividade
humana.
C) em sua
teoria toma o homem como meta e como valor superior. Aquele que atribui um
valor ao homem em função dos atos mais elevados de certos homens.
D) recorda ao
homem que não existe outro legislador a não ser ele próprio e que é no
desamparo que ele decidirá sobre si mesmo.
E) demonstra que
não é voltando-se para si mesmo, mas procurando sempre uma meta fora de si que
o homem se realizará precisamente como ser humano.
2. (FCC 2016) A liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser
e de seu mundo. Em outras palavras, conforma-se ou resignar-se é uma decisão
livre, tanto quanto não se resignar nem se conformar, lutando contra as
circunstâncias.
(CHAUI, p. 324)
Qual é o filósofo autor desse conceito sobre
liberdade?
A) Aristóteles,
em Ética para Nicômaco.
B) Jean-Paul Sartre, em O Ser e o Nada.
C) Immanuel
Kant, em Crítica da Razão Prática.
D) John Locke,
em Ensaio acerca do Entendimento Humano.
E) Georg Wilhelm
Hegel, em Princípios da Filosofia do Direito.
3. (CEPERJ 2013) Jean-Paul Sartre, em O ser e o nada, faz uma
fenomenologia das dimensões temporais. Tendo em vista essa descrição
fenomenológica sobre o passado e o presente, ele conclui que:
A) o passado
é em-si e o presente é para-si.
B) o presente é
em-si e o passado é para-si.
C) o passado e o
presente são em-si
D) o passado e o
presente são para si.
E) nem o passado
e nem o presente são em-si ou para-si.
4. (CESGRANRIO 2010) O projeto sartriano de substituir a noção de natureza humana pela de
condição humana funda-se na
A) concepção
de que não há uma essência humana dada previamente à existência, mas sim um
horizonte humano de possibilidades de realização através da escolha e da
decisão.
B) concepção,
segundo a qual a essência humana encontra-se historicamente inviabilizada pela
mecanização dos processos produtivos, trazendo à tona a necessidade de
restabelecer e reformular sua identidade universal.
C) refutação da
concepção aristotélica do homem como animal político a partir das noções de
direito natural e lei racional.
D) ideia de que
o sujeito do conhecimento não é anterior aos dados da experiência, sendo ele,
anteriormente à recepção dos dados sensíveis e de suas relações, comparável a
um quadro branco paulatinamente preenchido pela experiência.
E) ideia de que
o Eu constitui-se como resistência às forças externas opressoras e, portanto,
deve libertar-se de toda materialidade natural (corpo, sensações, opiniões)
para conquistar a si mesmo.
5. (Colégio Pedro II 2016) “Se, por outro lado, Deus não existe, não encontramos, já prontos,
valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem
atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma
justificativa e nenhuma desculpa. Estamos só, sem desculpas. É o que posso
expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não
se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no
mundo, é responsável por tudo o que faz.”
(SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um
humanismo. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba:
SEED, 2009. p.624)
Identifica-se, no texto acima, o pensamento
existencialista de Sartre, segundo o qual o ser
humano
A) encontra-se num mundo sem sentido
definido, onde as escolhas por ele feitas remetem somente a ele, sem amparo em
valores a priori.
B) não é
responsável por seus atos, porque não se criou a si mesmo e porque não escolheu
existir, não devendo nada aos outros.
C) está só e sem
desculpas, perdido num mundo, onde suas escolhas resultam de um contexto de
causas estranhas a ele.
D) está
condenado a ser livre e, por essa razão, deve ser responsabilizado por tudo o
que acontece ao seu redor.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:A - 4:A - 5:A
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