1. (FCC 2018) Sócrates é um dos personagens mais
conhecidos e influentes do pensamento ocidental. Embora não tenha deixado nada
escrito, suas ideias foram redigidas por um de seus discípulos, Platão, que lhe
atribui a seguinte máxima: “a única coisa que sei é que nada sei”. Com essa
máxima, Sócrates expressa que o caminho do conhecimento
A) é impossível
e todo o saber possível é uma ilusão.
B) depende da
experiência e não de proposições teóricas.
C) desconsidera
a opinião sobre assunto que se ignora.
D) pressupõe dar
opinião sobre assunto que se ignora.
E) é limitado
porque a razão humana não pode saber tudo.
2. (SEDUC - CE 2016) Leia o texto abaixo.
Se alguém me diz por que razão um objeto é
belo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa do
gênero – afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam
unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo
simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a
existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação
com este. O modo por que essa participação se efetua, não o examino neste
momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em
si”.
Platão, Fédon.
Na obra filosófica de Platão, a convicção de
Sócrates presente no texto representa
A) a crença na
anterioridade lógica dos valores estéticos em relação à ciência.
B) a comprovação
do monadismo platônico que unifica o corpo e a alma, mundo sensível e mundo
inteligível.
C) a crítica
ao naturalismo, fundado na experiência sensível, e a fundamentação da
metafísica platônica, fundada nas ideias (logoi).
D) a influência
da noção de beleza para os gregos, nas ideias postas em toda filosofia
platônica.
E) a defesa da
superioridade ontológica do Belo em relação às demais causas da realidade.
3. (CESPE 2013) Sócrates experimentara
o filosofar como pólemos, isto é, o embate e combate pela evidência e verdade
(aletheia), contra o perigo da aparência e da opinião (doxa). E pautara esse
filosofar “polêmico” (no sentido acima) no exercício do diálogo. Do diálogo
socrático fazia parte a ironia. “No uso comum, a palavra ironia tem uma gama
infinita de sentidos. Mas em todos eles perpassa uma atitude mental que
considera o conhecimento uma névoa que embacia e deforma a realidade. Nossa
existência-no-mundo, formada a partir dessa névoa, torna-se terrivelmente
mesquinha. O pensador irônico percebe a mesquinhez de tal existência. Sócrates
foi mestre da ironia porque, na discussão das palavras, conduzia a todos à
evidência e à convicção do ‘sei que nada sei’”.
Arcângelo R. Buzzi. Filosofia para
principiantes: a existência humana no mundo. Petrópolis: Vozes, p. 82, 9.ª ed.,
1998, p. 82 (com adaptações).
De acordo com as ideias apresentadas no texto
acima, assinale a opção correta.
A) A ironia em
Sócrates tinha um sentido meramente depreciativo e, nesse sentido, era idêntica
ao sarcasmo puro e simples.
B) Toda opinião
é necessariamente falsa, pois é baseada na aparência, e não na essência das
coisas.
C) Para
Sócrates, como educador, o importante era que o homem se tornasse capaz de ter
opiniões sobre a realidade.
D) A ironia socrática era o modo de
interrogar por meio do qual Sócrates levava o seu interlocutor ao
reconhecimento de sua própria ignorância, fazendo a crítica das opiniões
baseadas nas aparências assumidas pelos homens no cotidiano.
E) Na concepção
socrática, o não saber é mera ignorância, portanto é o maior impedimento ao
pensamento filosófico.
4. (CESPE 2009) O método filosófico de Sócrates consiste em
A) afastar-se do
mundo, para meditar melhor a respeito das ideias, que são a realidade
fundamental da natureza.
B) ver, em todos
os seres, a união indissolúvel da matéria unida à forma, tomando a natureza e
os seus reinos como objetos de estudos.
C) alegar a
própria ignorância para, na interlocução com os que julgam saber mais,
descobrir a verdade.
D) duvidar de
toda a realidade para, então, a partir do próprio pensamento, construir um
sistema de conhecimento que considere correto, tendo, por consequência, a
convicção da própria existência.
5. (FEPESE 2018) O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias
verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir
as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios
meios, também é conhecido como:
A) Indução.
B) Dedução.
C) Summerhill.
D) Semiótica.
E) Maiêutica.
GABARITO
1:C - 2:C - 3:D - 4:C - 5:E
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