1. (CESPE 2009) Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim
como Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém inicialmente
dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a individualidade das coisas,
depurando-lhe a matéria. O resultado são as formas.
Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118, S.
Paulo, 1975.
Com relação ao pensamento tomista, assinale a
opção correta.
A) A primeira e
mais importante via da prova da existência de Deus é a da causa eficiente.
B) A forma
substancial é o conteúdo do qual uma coisa é feita.
C) A forma
por excelência do mal é o pecado, que é um mal moral, pois é resultante da sua
vontade livre.
D) A teoria
hilemórfica aristotélica foi recusada pela teoria tomista por não se aplicar à
teoria sacramental católica.
2. (Colégio Pedro II 2016) Vemos que as coisas que não têm inteligência, como, por exemplo, os corpos
naturais, agem para uma finalidade, o que se mostra pelo fato de sempre ou
frequentemente agirem da mesma forma, para conseguirem o máximo, donde se segue
que não é por acaso, mas intencionalmente, que atingem seu objetivo. As coisas,
entretanto, que não têm inteligência só podem procurar um objetivo dirigidas
por alguém que conhece e é inteligente, como a flecha dirigida pelo arqueiro.
Logo, existe algum ser inteligente que ordena todas as coisas da natureza para
seu correspondente objetivo: a este ser chamamos Deus.
(AQUINO, Tomás de. Suma Teológica (I, Questão
2). In: MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2007, p. 71.)
Ao elaborar a quinta via racional da
existência de Deus, Tomás de Aquino
A) demonstrou empiricamente
que a existência de Deus é uma verdade racional, a partir da finalidade dos
seres.
B) utilizou a
teoria da finalidade dos seres, de base aristotélica, para demonstrar como a
ordem natural tem origem em Deus.
C) desenvolveu
uma prova a partir da finalidade dos seres com base na filosofia platônica,
alicerce do pensamento medieval escolástico, exemplificado nesta quinta via.
D) concluiu que
o ser humano somente consegue chegar às verdades sagradas por meio da iluminação,
processo que o faz compreender a finalidade dos seres.
3. (IF-RS 2015) São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve
um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o
de organizar as verdades da religião e de harmonizá-las com a filosofia. Para
ele, então, a __________, criada por Deus, e a __________, revelação de Deus,
não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.
Assinale a alternativa que preencha
corretamente as lacunas do texto apresentado.
A) Escolástica
– Aristóteles – razão – fé – contradição.
B) Patrística –
Platão – razão – fé – conflito.
C) Escolástica –
Aristóteles – fé – razão – acordo.
D) Patrística –
Platão – fé – razão – contradição.
E) Sofística – Sócrates
– razão – fé – conflito.
4. (Enem 2015) Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum
dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio,
que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não
chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao
porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação.
Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a
própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o
homem de um dirigente para o fim.
AQUINO. T. Do reino ou do governo dos homens:
ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes,
1995 (adaptado).
No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a
monarquia como o regime de governo capaz de
A) refrear os
movimentos religiosos contestatórios.
B) promover a
atuação da sociedade civil na vida política.
C) unir a
sociedade tendo em vista a realização do bem comum.
D) reformar a
religião por meio do retorno à tradição helenística.
E) dissociar a
relação política entre os poderes temporal e espiritual.
5. (UFU 2013) Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam
totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é
trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão:
por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus etc.
AQUINO, Tomás de. Súmula contra os Gentios.
Capítulo Terceiro: A possibilidade de descobrir a verdade divina. Tradução de
Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 61.
Para São Tomás de Aquino, a existência de
Deus se prova
A) por meios
metafísicos, resultantes de investigação intelectual.
B) por meio do movimento que existe no
Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que
está em movimento.
C) apenas pela
fé, a razão é mero instrumento acessório e dispensável.
D) apenas como
exercício retórico.
GABARITO
1: C - 2:B - 3:A - 4:C - 5:B
0 Comentários