1. (CEPERJ 2013) Em suas teses “Sobre o conceito da história", publicadas em Magia e
técnica, arte e política (Obras escolhidas v. 1), Walter
Benjamin analisa criticamente a ideia do progresso. Na tese 13, Benjamin
afirma que a ideia de um progresso da humanidade na história é inseparável da
ideia de sua marcha no interior de um tempo caracterizado como:
A) vazio e
homogêneo.
B) cheio e
heterogêneo.
C) saturado de
agoras.
D) misterioso e
redentor
E)
revolucionário.
2. (UECE 2019) “A crescente proletarização dos homens de hoje e a crescente formação
das massas são dois lados de um mesmo acontecimento. O fascismo procura
organizar as massas proletarizadas recém-surgidas sem tocar nas relações de
propriedade, por cuja abolição elas pressionam. Ele vê sua salvação em deixar
as massas alcançarem a sua expressão (de modo algum seu direito). As massas
possuem um direito à mudança das relações de propriedade; o fascismo busca
dar-lhe uma expressão conservando essas relações. O fascismo resulta,
consequentemente, em uma estetização da vida política.”
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de
sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012, p. 117.
Considerando o que diz Benjamin sobre os
efeitos sociais da reprodutibilidade técnica dos objetos de fruição estética, é
correto afirmar que
A) o fascismo
elimina a luta de classes, pois unifica a todos sob uma mesma bandeira e com a
mesma camisa, unindo a nação no amor pela pátria e seus símbolos, tornando a
política mais bela.
B) a luta de
classes é um elemento constitutivo do fascismo, que cria a propriedade privada
e, portanto, estabelece antagonismos sociais insuperáveis pela política.
C) a obra de
arte tecnicamente reproduzida apresenta uma necessária superação do fascismo,
pois a contemplação estética popularizada conduz as massas para um estado de
gozo apolítico.
D) o fascismo
organiza o proletariado como massa, mas não põe em questão sua condição de
classe, tornando a relação social mera aparência de unidade, sob símbolos,
cores e gritos estandardizados — estetização.
3. (UNIMONTES 2012) Considerado o inventor da crítica moderna, Walter Benjamin teve uma
vida atribulada, marcada por dificuldades pessoais e trágicas circunstâncias
políticas. Colaborou e participou de movimentos importantes, entre eles, a
União Livre dos Estudantes. Unindo-se a outros pensadores por amizade, deu
início, em 1930, a um grupo de pesquisa que ficou conhecido mundialmente. Com
qual nome ficou conhecido o grupo a que pertenceu Walter Benjamin?
A) Escola de
Viena.
B) Escola de
Frankfurt.
C) Escola de
Marburgo.
D) Escola Eleata.
4. (UEM 2011) A Escola de Frankfurt tem sua origem no Instituto de Pesquisa Social,
fundado em 1923. Entre os pensadores expoentes da Escola de Frankfurt,
destaca-se Walter Benjamin, que se dedicou particularmente à reflexão sobre a
estética. Sobre a Escola de Frankfurt e Walter Benjamin, assinale o que for
correto.
A) Walter
Benjamin não se interessava pela teoria crítica, pois concebia a obra de arte e
o belo artístico como manifestações do espírito absoluto e, por isso, não
poderiam ser objeto de crítica.
B) O substantivo
“estética” foi introduzido por Walter Benjamin para defender a tese de que as
obras de arte são representações confusas, incapazes de serem conceituadas e
analisadas.
C) Walter
Benjamin retoma, no livro A obra de arte na época da reprodutibilidade técnica,
o pensamento do filósofo Paul Valéry, que considerava o homem moderno um ser
fragmentado que não consegue viver plenamente todas as suas dimensões.
D) Os
integrantes da Escola de Frankfurt, com exceção de Walter Benjamin, não se
preocuparam com a questão cultural da produção artística, por acreditarem que a
obra de arte não é o objeto da filosofia.
5. (UEL 2009) Com base no pensamento estético de Adorno e Benjamin, considere as
afirmativas a seguir.
I. Apesar de terem o mesmo ponto de partida,
a saber, a análise crítica das técnicas de reprodução, Adorno e Benjamin chegam
a conclusões distintas. Adorno entende que a reprodutibilidade das obras de
arte é algo negativo, pois transforma esta última em mercadoria; para Benjamin,
apesar de a reprodutibilidade ter aspectos negativos, uma forma de arte como o
cinema pode ser usada potencialmente em favor da classe operária.
II. Para Adorno, o discurso revolucionário na
arte torna esta forma de expressão humana instrumentalista, e isto significa
abolir a própria arte. Por seu turno, Benjamin considerava que os novos meios
de comunicação não deveriam ser substituídos, mas sim transformados ou
subvertidos segundo os interesses da comunicação burguesa.
III. Para Adorno, a noção de aura na obra de
arte preservava a consciência de que a realidade poderia ser melhor, mas o
processo de massificação da arte dissolveu tal noção e, com ela, a dimensão
crítica da arte. Para Benjamin, a perda da aura destruiu a unicidade e a
singularidade da obra de arte, que perde o seu valor de culto e se torna
acessível.
IV. Adorno vê positivamente a
reprodutibilidade da arte, já que a obra de arte se transforma em mercadoria
padronizada que possibilita a todos o acesso e o desenvolvimento do gosto
estético autônomo; para Benjamin, a reprodução tem como dimensão negativa
essencial o fato de impossibilitar às massas o acesso às obras.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as
afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as
afirmativas I e III são corretas.
C) Somente as
afirmativas II e IV são corretas.
D) Somente as
afirmativas I, III e IV são corretas.
E) Somente as
afirmativas II, III e IV são corretas.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:B - 4:C - 5:B
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