15. Leia o texto
a seguir.
A maior parte dos sábios, como Isaac Newton, era
profundamente crente e pensava que descobrir as
leis da natureza graças à física é descobrir
a obra de uma providência absolutamente divina e convencer-se de que a
organização do mundo não é produto do acaso. Muito antes das Luzes, é no
declínio das antigas hierarquias e no turbilhão suscitado pela chegada ao Novo
Mundo que devemos buscar a fonte da revolução científica.
É nesse contexto que as novas ciências abandonam
a concepção de natureza como algo maravilhoso, governado por princípios
ocultos, e passam a imaginá-la como uma máquina gigantesca. A tal engrenagem
seguiria leis reguladoras e necessárias, passíveis de serem traduzidas em
linguagem matemática. Isso não impediria, contudo, que a visão mecanicista da
natureza continuasse por muito tempo como um ato de fé, incapaz de explicar
fenômenos tão familiares como a coesão de materiais, a queda dos corpos ou a
maré.
(Adaptado de: JENSEN, P. “O saber não é
neutro”. Le Monde Diplomatique Brasil, Ed. Instituto Polis, jun. 2010, ano 3,
n. 35, p. 34.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a
revolução científica, é correto afirmar:
a) A revolução
científica possibilitou demonstrar, no terreno da vida social, que o saber é
neutro, pois é baseado em provas empíricas reveladoras de uma forma de verdade
que não comporta manipulações pelos homens.
b) A revolução
científica comprovou que as mesmas leis gerais que regem o mundo físico atuam
também sobre a realidade social, de tal modo que, compreendendo uma, se
compreende diretamente a outra.
c) Para a
revolução científica, ciência e religião são formas de compreensão racional da
realidade, estando ambas regidas pelos princípios de observação, verificação e
experimentação capazes de demonstrar a hipótese inicial.
d) A grande
contribuição da revolução científica para as ciências humanas foi demonstrar
que as relações sociais possuem regularidades matemáticas, o que permite prever
com exatidão os comportamentos dos indivíduos e de grupos de indivíduos.
e) Ainda que
impossibilitada de explicar a dinâmica da vida social, a revolução científica
trouxe para o terreno das ciências humanas o princípio da racionalidade da
investigação como caminho para a apreensão objetiva dos fatos.
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