1. (UECE) Ao afirmar que “o mundo da experiência
imediata precisa ser transformado para tornar-se o que ele é realmente”, essa
linguagem filosófica pressupõe que
A) não há
contradição entre o contingente e o dever-ser.
B) o dever-ser
não faz parte do que realmente é.
C) o contingente não é o verdadeiro.
D) o bem,
elemento metafísico, pode ser negligenciado.
2. (FUMARC) Leia o texto a seguir:
“Aqui está um livro de boa-fé, leitor. Ele te
adverte, desde o início, que não me propus outro fim além do doméstico e
privado. Nele não tive nenhuma consideração por servir-te nem por minha glória:
minhas forças não são capazes de tal desígnio. Dediquei-o ao uso particular de
meus parentes e amigos, a fim de que, tendo-me perdido, possam aqui encontrar
alguns traços de minhas atitudes e humores, e que por esse meio nutram, mais
completo e mais vivo, o conhecimento que têm de mim. Se fosse para buscar os
favores do mundo, teria me enfeitado de belezas emprestadas. Quero que me vejam
aqui em meu modo simples, natural e corrente, sem pose nem artifício: pois é a
mim que retrato” (MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Companhia das
Letras, 2010, p. 37. Adaptado). Montaigne representa o ceticismo humanista do
Renascimento.
No trecho acima dos Ensaios, isso fica claro
porque ele relata
A) as suas
verdades pessoais, as únicas que devem valer para todo o mundo.
B) as suas
vivências pelo mundo, para que sua família se lembre dele.
C) as verdades
do mundo, que são comuns a todos seres racionais.
D) os seus pensamentos pessoais, sem nenhuma
pretensão de verdade universal.
E) os seus
raciocínios, tentando convencer os outros da verdade deles.
3. (CESPE/CEBRASPE) Em
razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um
novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é
o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é
a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger
tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação
entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que
esse filósofo
A) considera a
arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
B) considera a
arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
C) considera que
a arte se eleva ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo
artista.
D) propõe uma
contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
E) considera que a verdade se põe em obra e a
obra é, assim, obra da verdade.
4. (FUNCERN) No início de
sua carreira intelectual, Nietzsche empreendeu estudos sobre o trágico. Esses
estudos levaram-no a compor uma teoria sobre o nascimento da tragédia a partir
dos rituais de Dionísio. Neste sentido, Nietzsche acabou por construir a história
do nascimento e morte do espírito trágico entre os gregos. Sendo assim, é
correto afirmar que o
A) o desaparecimento do coro e a
transformação da música em diálogo seriam as marcas de uma ruptura com um
padrão estético de existência e o mergulho em um modelo epistêmico calcado na
verdade filosófica.
B) o domínio de formas apolíneas de arte,
baseadas na canção poética em detrimento das formas teatrais, teria produzido
uma ruptura epistêmica que teria dado origem aos diálogos filosóficos e a
figura de Sócrates como grande assassino do mundo trágico.
C) surgimento da
música em meio as tragédias antigas teriam desestabilizado o diálogo teatral e
produzido um abandono das formas dramáticas, levando então ao surgimento de uma
prosa filosófica de modelo aristotélico.
D) surgimento da
vida urbana e da pólis clássica teria judicializado as tragédias, forçando um
abandono do dionisismo original e aproximando os rituais trágicos de formas
clássicas apolíneas, proporcionais e melódicas.
5. O chamado
princípio de não-contradição pode ser formulado do seguinte modo:
A) todas as
proposições são verdadeiras.
B) não existem
proposições contraditórias.
C) toda
proposição é ou verdadeira ou falsa.
D) nenhuma proposição é verdadeira e falsa ao
mesmo tempo.
GABARITO
1:C - 2:D - 3:E - 4:A - 5:D
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