1. (FCC) Nas
práticas arcaicas, o discurso não constata o real, ele performativamente o faz
ser. (...) No discurso 'racional' diz-se que as coisas são tais; logo, diz-se a
verdade: subordina-se a verdade ao real que ela enuncia. (...) A passagem às
práticas racionais de veridicidade pode, portanto, ser descrita como uma
inversão: da autoridade do mestre como abonador da realidade daquilo que ele
fala à autoridade da realidade como abonadora da veridicidade do que diz o
locutor.
No texto supracitado, Francis Wolff aponta
uma das várias diferenças fundamentais entre o discurso racional e o discurso
arcaico ou mítico. A partir dele, é correto dizer que no discurso
A) racional a
verdade e a realidade estão subordinadas a seu enunciador.
B) mítico a
verdade impõe-se a partir da realidade das coisas, a despeito do mestre que o
profere.
C) racional a
verdade depende de práticas rituais que instituem a própria realidade.
D) racional a
realidade é instituída performativamente pelo elocutor.
E) racional a verdade é subordinada à
realidade das coisas que se busca descrever.
2. (FCC) Com
base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:
A) Apesar de empirista, Locke mantém a
posição cartesiana que situa na demonstração matemática o modelo do
conhecimento por excelência.
B) Ao reconhecer
que a demonstração matemática não tem lugar na física, Locke rompe com o quadro
epistemológico de Descartes.
C) A
demonstração matemática não encontra lugar no quadro epistemológico desenhado
por Locke, pois ela é destituída de fundamento empírico.
D) A física
moderna, em vez da matemática, é que fornece o modelo de conhecimento tanto
para o empirismo de Locke quanto para o racionalismo de Descartes, pois nela
combinam-se a demonstração matemática e a testabilidade empírica.
E) Por ter
compreendido Descartes de forma literal, Locke empreendeu uma crítica
superficial ao cartesianismo, limitada à mera recusa das ideias inatas.
3. (FUNCAB) Apesar
de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo
e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETO
afirmar que:
A) a ideia de
que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os
preceitos do racionalismo.
B) o verdadeiro
conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.
C) o empirismo nega a possibilidade de a
razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos
pelos sentidos.
D) o
racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades
necessárias e a infalibilidade da razão.
E) o modelo
empirista é antiespeculativo e antimetafísico.
4. (IPAD) A
partir da filosofia compreensiva, vários tipos de abordagem metodológica se
desenvolveram na pesquisa, dentre os quais se destacam os estudos de caso que
têm como objetivo:
A) compreender o impacto de determinadas
políticas numa realidade social.
B) solucionar
problemas concretos da população, como o desemprego e a inclusão social dos
grupos em situação de risco.
C) construir
teorias objetivamente verificáveis.
D) explicar os
determinantes das desigualdades sociais no país através de séries históricas.
E) generalizar
os resultados da pesquisa mediante consulta ao conjunto da população
investigada.
5. (FUNIVERSA) Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse
sentido, julgue os itens que se seguem.
I Para Kant, o conhecimento filosófico é o
conhecimento racional a partir de conceitos.
II Para Habermas, a Filosofia indica às
ciências o seu lugar.
III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo
como está.
IV Rorty desconfia do conhecimento
privilegiado que a Filosofia possa ter.
V Nietzsche afirma que a Filosofia é a
passagem do mito para o logos.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
GABARITO
1:E - 2:A - 3:C - 4:A - 5:D
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