1. (FGV/2013) O estruturalismo nasce na linguística,
sobretudo a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que concebeu a língua
como um sistema ou conjunto autônomo e unitário de signos. Ao longo do século
XX, a análise estrutural foi ampliada, sendo aplicada a outros campos de saber,
incluindo a antropologia e a sociologia. Em termos gerais, com o termo
estrutura, os estruturalistas definem:
A) a ordem diacrônica dos fatos responsável pela
contradição interna de um sistema.
B) uma cadeia de razões em relação de
causalidade entre si.
C) uma
totalidade ordenada e organizada a partir da combinatória de elementos.
D) a lógica do desenvolvimento histórico da
sociedade, incluindo sua trajetória até o presente.
E) os fenômenos sociais caracterizados pelas
ações contingentes dos indivíduos.
2. (UENP/2011) Na madrugada de 1º de novembro de 2009, morre na França o etnólogo e
antropólogo Claude Lévi-Strauss aos 101 anos de idade. Sua morte teve grande
repercussão no Brasil, sobretudo porque foi um dos primeiros professores de
sociologia da Universidade de São Paulo, logo na sua fundação, tendo feito
várias expedições ao Brasil Central. Seu pensamento influenciou gerações de
filósofos, antropólogos e sociólogos. É correto afirmar:
A) A
corrente estruturalista, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na
década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até
então. O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em
saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria
saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma
racionalidade e uma reflexão propriamente nativa.
B) Lévi-Strauss
não encontrou evidências de que os povos nativos desenvolvessem um pensamento
selvagem, nem que ocorresse a passagem de homem natural para o homem cultural
entre os povos indígenas.
C) Lévi-Strauss
acreditava que o homem não é uma espécie transitória, e sugeriu uma visão
essencialista do ser humano, já que o mundo existe quando o homem o interpreta,
chegando a afirmar, em várias passagens, que o mundo começou com o homem e vai
terminar com ele.
D) Lévi-Strauss
concorda com Sartre que não existe oposição entre sociedades com história e
sociedades sem história, sendo que isso é demonstrado pela sociologia e pela
etnografia contemporâneas ao constatarem que toda sociedade se desenvolve no
curso de uma história específica.
E) Não pode ser
atribuído ao legado de Lévi-Strauss o respeito ao pensamento dos chamados povos
primitivos, em especial dos povos indígenas da América, pelas diferenças
culturais e pela diversidade, sem as quais a criatividade humana cessa e, por
tudo que há no mundo, antes e depois da passagem do humano pela Terra.
3. (FCC)
Considere as proposições abaixo referentes ao modelo estrutural proposto por
Lévi-Strauss:
I. A diversidade dos fenômenos culturais pode
ser compreendida a partir das relações que esses fenômenos compartilham com
alguns poucos princípios simples subjacentes.
II. Procede por oposições básicas no estudo
de um fenômeno cultural complexo, mostrando os modos pelos quais o fenômeno em
questão é, ao mesmo tempo, a expressão desses contrastes e sua reformulação.
III. O lugar explicitamente concreto das
estruturas, associadas em todos os aspectos às ações e às intenções dos atores.
Está correto o que se afirma APENAS em:
A) II.
B) III.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e III.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:D
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