1. (FCC) Com relação a se ter uma organização do plano
de ensino de filosofia para o ensino médio ou centrado na história da
filosofia, ou tendo como foco temas a serem, de alguma maneira, definidos pelo
professor, Lídia Maria Rodrigo afirma que “não é obrigatória a opção por uma
dessas alternativas, havendo possibilidade de mesclá-las em um programa
composto por uma parte histórica e outra temática”. (2009, p. 53). Pensando
assim ela diz ser favorável à organização do plano de ensino de filosofia que
tenha a história da filosofia não como centro e sim como referencial.
Tomando
por base suas afirmações, pode-se dizer que esta autora:
A) descarta
totalmente a presença da produção dos filósofos ocorrida ao longo da história.
B) afirma ser a
opção por se organizar a programação do ensino de filosofia no ensino médio
aquela que tenha unicamente por base as temáticas filosóficas.
C) propõe uma
organização do plano de ensino de filosofia que não descarta a história da
filosofia e sim que a tenha como referencial.
D) indica que o
professor jamais poderia ter com alternativa organizar seu plano de ensino de
filosofia tendo como centro a história da filosofia.
E) sugere que a
história da filosofia seja o referencial para os temas a serem trabalhados nas
salas de filosofia.
2. (FCC) As três principais concepções de ciência
existentes historicamente, descritas por Marilena Chauí, são
A) racionalista, empirista e construtivista.
B) racional,
empírica e hipotético-dedutiva.
C) sistemática,
experimental e empírico-formal.
D) dialética,
crítica e fenomenológica.
E) teórica,
pragmática e dialógica.
3. (FCC) “[...] dizem respeito a valores, sentimentos,
intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade
e ao exercício da liberdade; são constitutivos de nossa existência intersubjetiva,
isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais”. O que é dito aqui por
Chauí, corresponde às ideias de
A) juízo de
valor e consciência interior.
B) senso ético e
juízo moral.
C) senso moral e a consciência moral.
D) consciência
crítica e autonomia.
E) antropoética
e reciprocidade.
4. (FUMARC) Leia o texto a seguir:
“Para Husserl, a consciência não é uma coisa
entre as coisas, não é um fato observável, nem uma substância pensante. A
consciência é pura atividade, o ato de constituir essências ou significações,
dando sentido ao mundo das coisas. A essência da consciência é ser sempre
consciência de alguma coisa, a que Husserl dá o nome de intencionalidade”
(CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994. p. 237.
Adaptado).
Segundo o texto acima, intencionalidade, para
Husserl, é
A) a essência do mundo contida nos objetos
empíricos.
B) a substância pensante constitutiva
material da consciência
C) o ato da consciência de constituir
significações no mundo.
D) o conteúdo a priori da consciência humana
diante do mundo.
E) o desejo oculto da consciência implícito
em toda ação humana.
5. (FUMARC) Leia o
texto a seguir:
“A ética é a reflexão filosófica que visa
fazer com que, diante da necessidade de decidir sobre como proceder em
determinadas circunstâncias, a pessoa aja de modo correto; bem como servir de
parâmetro para avaliar um determinado ato realizado por outro indivíduo como
sendo ou não eticamente correto. Porém, a ética não pode ser vista dissociada
da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam
de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstâncias
determinadas” (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro:
Zahar, 2007, p. 9-10. Adaptado).
No texto acima, Marcondes afirma que a ética
é a reflexão filosófica que avalia as regras de comportamento humano. Isto
significa que o comportamento humano NÃO é determinado
A) pela
imperfeita realidade concreta das comunidades humanas, mas por ideais do
espírito humano, por isso, o idealismo ético.
B) pela
natureza, mas por regras criadas pela própria comunidade humana dentro de
condições específicas e, por isso, o relativismo ético.
C) pela razão
humana, mas pelas emoções e pelos sentimentos que são comuns a todos os seres humanos,
por isso, o emotivismo ético.
D) por emoções,
mas por regras universais da razão humana explicitadas através da reflexão
filosófica, por isso, o universalismo ético.
E) por leis
divinas, mas por leis imparciais, criadas pelos homens, com validade para todas
comunidades, por isso, o secularismo ético.
6. (CONSULPLAN) “Escora-se na certeza de que o desenvolvimento humano é mais do que uma
maturação biológica e que, assim sendo, a aprendizagem se processa com base na
integração entre o que a criança sabe de suas descobertas autônomas e as
atividades que pode aprender graças à interação com objetos e pessoas que estão
junto a essa criança. É a distância entre o nível de realização de um problema
que uma pessoa pode alcançar atuando independentemente e o nível que efetivamente
poderá alcançar com a ajuda de outra pessoa mais experiente”.
(Antunes, 2011:22.)
No contexto das teorias do desenvolvimento
cognitivo e da aprendizagem, o enunciado relaciona-se a qual conceito?
A) Cognição
sociativa.
B) Psicanálise
cognitiva.
C) Inteligência
múltipla.
D) Zona de
desenvolvimento proximal.
7. (CEPERJ) Segundo Marcondes (1997), a filosofia analítica considera que o
tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio:
A) da análise
lógica da linguagem
B) do estudo da
língua empírica
C) do
existencialismo cristão
D) da
contradição entre linguagem e realidade
E) do rigor do
idealismo alemão
GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:C - 5:B - 6:D - 7:A
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