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QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA CRÍTICA



1. (UECE) A compreensão da causalidade provocada pela lógica do capitalismo afluente dá elementos para que possamos assinalar, dentre as opções apresentadas abaixo, a que se harmoniza com o seguinte trecho da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer: “Em virtude da racionalização dos modos de trabalho, a eliminação de qualidades é transferida do universo da ciência ao da experiência cotidiana”.
A) É impossível prever uma nova alternativa qualitativa de relações entre os homens e entre o homem e a natureza.
B) O caráter instrumental da racionalidade científica caracteriza-se como forma de controle político.
C) A otimização do processo produtivo quanto à economia, à eficiência e a eficácia objetiva a harmonia social.
D) A otimização do processo produtivo quanto à economia, à eficiência e a eficácia objetiva a harmonia social.


2. (CEPERJ) De acordo com Marcondes (1997), a filosofia de Hegel teve grande influência em sua época e tornou-se uma das correntes do pensamento contemporâneo por meio de sua leitura pelos marxistas, pelos existencialistas, pela hermenêutica e, especialmente pela:
A) dialética transcendental
B) teoria crítica da Escola de Frankfurt
C) unidade sintética originária da apercepção
D) concepção otimista de Locke
E) teoria política moderna


3. (FCC) Considere as proposições.
I. "um presente que se compreende, a partir do horizonte dos novos tempos, como a atualidade da época mais recente."
II. "uma subjetividade descentrada e liberta de todas as limitações da cognição e da atividade com respeito a fins."

III. "derrubada de contextos de fundação e de relações conceituais de dominação, como entre a fala e a escrita, a lógica e a retórica."
IV. "não quer tomar dos modelos de outra época os seus critérios de orientação, ela tem de extrair de si mesma a sua autocompreensão."
(Jurgen Habermas, O Discurso Filosófico da Modernidade)
No quadro abaixo, a modernidade e a pós-modernidade estão caracterizadas em
A) Modernidade - I e IV; Pós-Modernidade - II e III
B) Modernidade - I e III; Pós-Modernidade - II e IV
C) Modernidade - II e III; Pós-Modernidade - I e IV
D) Modernidade - I e II; Pós-Modernidade - III e IV
E) Modernidade - II e IV; Pós-Modernidade - I e III


4. (FUNIVERSA) Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A) O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.
B) O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.
C) As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.
D) O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.
E) A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.


5. (UFGO) No início da obra Dialética do esclarecimento, T. W. Adorno e M. Horkheimer afirmam que nessa obra se propõem a compreender “por que a humanidade, em vez de ingressar em um estado verdadeiramente humano, atingiu um novo gênero de barbárie”. Com essa indicação, os autores se referem
A) ao moderno nivelamento da condição humana à animalidade.
B) ao malogro das promessas emancipatórias do Iluminismo.
C) à crescente generalização da violência nas relações humanas.
D) à tendência atual de organização política de modo primitivo.


6. (FCC) Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o signo do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens.
A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:
A) o desejo de dominação do homem sobre a natureza aboliu o mito e a magia e instaurou a racionalidade técnica e controladora.
B) o Iluminismo propiciou simultaneamente um progresso técnico e moral a partir da libertação das superstições e dos mitos.
C) a racionalidade moderna tende a, progressivamente, libertar os homens do medo e da dominação.
D) o infortúnio de nossa sociedade deve-se ao malogro do ideal iluminista de pleno desenvolvimento da razão.
E) somente a contínua desmistificação da natureza poderá nos livrar definitivamente da dominação do homem sobre o homem.



GABARITO
1:B - 2:B - 3:A - 4:A - 5:B - 6:A





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