1. (AOCP) É
possível afirmar que o senso comum nos coloca no dia a dia para entendê-lo e
realizar uma série de ações a partir dele. Envolve as crenças, as superstições,
o folclore, o carnaval, as novelas, os filmes, os quadrinhos, o futebol e
tantos outros. Diante disso, o conhecimento proporcionado pelo senso comum
A) é particular, por se restringir a pequenas
amostras da realidade, as quais servem de base a generalizações muitas vezes
apressadas e imprecisas.
B) apesar de ser
frequentemente subjetivo, porque depende do ponto de vista individual e
pessoal, não deixa de ser rigoroso, já que as suas explicações são formuladas
em enunciados gerais.
C) é unificador,
por não reconhecer as conexões em situações nas quais elas poderiam ser
verificadas.
D) é espontâneo,
por isso as suas afirmações tendem a valer para a maior quantidade de casos
observados. Sendo assim, não se distancia tanto do conhecimento científico. Ou
seja, apesar de haver distinções, há pontos de contato entre ambas as formas de
conhecimento, o que gera, a não especificidade de cada um desses conhecimentos.
2. (CESPE/CEBRASPE) Para Heidegger, conhecem-se o ôntico e o ontológico das coisas. O
ôntico é o que se refere à estrutura ou à essência das coisas, à sua
existência. Entre as estruturas ônticas, há aquelas sobre as quais se emitem
juízos de valores, formando-se pares de opostos com qualidade positiva ou
negativa. Entre os valores emitidos, há aquilo que se classifica como belo ou
como feio, e que se denomina arte.
A partir do texto precedente, assinale a
opção que apresenta um pensamento coerente com as ideias de Heidegger sobre a
arte.
A) As
circunstâncias sociais exigem a arte engajada e crítica do presente.
B) A defesa de
valores da pátria e religiosos justifica a queima de obras de arte.
C) Por meio da arte, se desvela e desvenda a
verdade de alguma realidade.
D) Sendo a vida
breve e a arte, permanente, não basta fazer só o que convém.
E) A arte ignora
o universal e o singular, gerando múltiplos significados para a realidade.
3. (UECE) Leia
atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo
artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre
por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por
diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o
sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual, enquanto que o
pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se
asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de
tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu
direito e satisfação em um só termo”. A partir do excerto do item “A Filosofia
Kantiana”, da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma
a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) Na consideração da Crítica do Juízo,
pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisa-em-
si e fenômeno característico da outra Crítica.
( ) A arte pela lógica da gratificação,
sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante.
( ) A
verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação
com a razão.
( ) A
verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a
liberdade em face do princípio de realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) V, V, F, F.
B) F, V, V, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, F, V.
4. (UECE)
Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema
hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:
I. revelar a subversão do contingente por um
outro princípio de realidade;
II. incluir a sensibilidade, imaginação e
razão, emancipadas da lógica da dominação;
III. considerar a arte vigente como
decadência burguesa;
IV. associar-se à representação de uma classe
específica.
Corresponde a ação que caracteriza a arte como
elemento do sistema hegeliano somente o que consta em
A) III e IV.
B) I e III.
C) I e II.
D) II e IV.
5. (UECE)
Considerando a Arte, como elemento do sistema hegeliano, como espírito
absoluto, é correto afirmar que seu papel libertário é efetivado quando quem a
produz
A) elabora material de campanha libertária.
B) publica seu modo de expressar o mundo.
C) organiza passeatas libertárias.
D) opta por um
dos partidos políticos rivais.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:B - 4:C - 5:B
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