1. (UECE) Charles
Sanders Peirce foi um dos criadores do pragmatismo e deu grandes contribuições
para a lógica e para a epistemologia. Segundo Peirce, o método correto para
estabelecer validamente as nossas crenças é o método
A) científico.
B) da
tenacidade.
C) do a priori.
D) da
autoridade.
2. (UECE)
Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da
estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da
causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e
da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt
= Mundo da Prática, Mundoda Vida), permanece como aquilo que é, em sua
estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada”.
Considerando o enunciado acima, atente às
seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O universo da instrumentalidade mental e
física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade.
( ) O método científico está inerentemente
limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida.
( ) Compreende-se a posição social do
indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de
produção.
( ) A natureza controlada pelo aparato
técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) F, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) V, V, F, F.
D) F, F, V, V.
3. (UECE) No que
diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que
invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber
científico.
A) O saber
científico supera os preconceitos do senso comum.
B) O saber
científico é suficiente para superar a subjetividade do próprio cientista.
C) O saber tecnológico se omite quanto aos
objetivos sociais de sua pesquisa.
D) O saber
tecnológico é suficiente para optar sobre o conflito ético político.
4. (FUMARC) Leia o
texto a seguir:
“Segundo Koyré, a Revolução científica do
século XVII causou a destruição do cosmos como concepção do mundo como um todo
finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um
universo indefinido e infinito que é mantido coeso pela identidade de seus
componentes e leis fundamentais. Isso implicou o abandono, pelo pensamento
científico, de todas as considerações baseadas em valores” (KOYRÉ, Alexandre.
Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2006, p. 6. Adaptado).
De acordo com o texto acima, uma
característica do novo pensamento científico, que surge com a Revolução
científica, é a
A) destruição da
ideia de cosmos aberto.
B)
hierarquização matemática das leis da natureza.
C) indefinição
da ordem do universo.
D) passagem do
mundo infinito para o determinado.
E) separação radical entre fatos e valores.
5. (CESPE/CEBRASPE) Considerando o significado histórico (civilizatório-cultural) da ciência
moderna, assinale a opção correta.
A) A ciência moderna é uma forma de poder, de
domínio do real. A vontade de conhecimento que move a ciência expressa uma
vontade de poder, em que nada deve permanecer velado.
B) A ciência é
pura teoria do real, entendendo-se a teoria em sentido desinteressado. A
ciência não tem nenhum interesse na dominação do mundo.
C) A ciência, em
sua vigência no modo de ser moderno, é uma pura contemplação da realidade. Seu
escopo é teorético, no sentido de descrever a realidade como ela é
objetivamente.
D) Ciência é uma
forma de consciência fixa e imutável, desprovida de historicidade.
E) Se há uma
historicidade na ciência, essa consiste apenas no aumento de conhecimento; suas
formas e sua essência permanecem intactas no decurso da história
GABARITO
1:A - 2:C - 3:C - 4:E - 5:A
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