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QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA E CIÊNCIAS



1. (FCC) “Para não se estabelecer uma univocidade conceitual ou qualquer outro tipo de doutrinação teórico-valorativa que desrespeite a pluralidade de pontos de vista filosóficos, os eixos visam a oferecer diretrizes claras e objetivas para a prática docente e trazem uma abertura para opções teóricas, conceituais e de aplicabilidades conforme a escolha do educador de filosofia. Cabe a esse fazer continuamente uma checagem de qual a melhor estratégia didático-metodológica para o processo de aprendizagem do filosofar”.
“A liberdade de opção teórico valorativa não restringe seu papel formador (o da filosofia), muito pelo contrário, as doutrinações é que podem sufocar a própria possibilidade do filosofar e, paradoxalmente, impedir um diálogo com as outras disciplinas, principalmente com as áreas de humanas”. Os dois excertos acima constam no documento “Currículo Básico Escola Estadual, Ensino Médio, v. 3: Área Ciências Humanas” (2009) na parte relativa à Filosofia do Estado do Espírito Santo. Considere as afirmações abaixo.
I. Afirma-se que muita liberdade teórica e valorativa atrapalha o papel formador da filosofia, visto que pode gerar confusões conceituais e de opções nos jovens estudantes.
II. Qualquer tipo de doutrinação deve ser banido do ensino de filosofia.
III. Cabe ao professor de filosofia, como educador, checar quais os melhores conteúdos devem ser oferecidos aos alunos afim de se garantir uma boa univocidade conceitual, cabível num processo formativo de cunho filosófico.
IV. A filosofia, como um saber específico não deve se preocupar com diálogos com as demais ciências, nem mesmo com as ciências humanas.
V. A doutrinação é o que sufoca ou impede o próprio filosofar e não a liberdade de escolhas teóricas e valorativas as quais, por sua vez, não limitam o papel formativo da filosofia.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e IV.
B) II e V.
C) I, IV e V.
D) I, III e IV.
E) III e IV.


2. (UECE) A efetivação de uma cultura da sociabilidade, ou da intersubjetividade, pressupõe que
A) há um conflito entre a educação para a servidão e a educação para a liberdade.
B) uma vida sem medo e sem estupidez é uma utopia impossível.
C) a estrutura administrativa é neutra axiologicamente.
D) a burocracia racional legal é instrumento suficiente.


3. (FCC) Segundo a Proposta Curricular do Ensino Médio para Filosofia (cf. p. 7), o ensino dessa disciplina nos séculos XX e XXI deve ir na contramão do modelo positivista tão disseminado na cultura brasileira principalmente na década de 1960. Segundo o texto, ensinar filosofia, no final do século XX e começos do século XXI, passa a significar formação crítica e torna-se um elemento decisivo na redescoberta da educação para a cidadania .... Para isso, o texto propõe que o ensino da filosofia deve ser realizado de forma a
A) buscar seu sentido original de paideia e a se renovar com a pesquisa em História da Filosofia.
B) auxiliar os alunos a entrarem para o mercado de trabalho.
C) concorrer com as demais disciplinas do currículo escolar em termos de utilidade e tecnicidade.
D) encaixar o aluno naquela figura do filósofo descrita por Aristóteles na Metafísica, de um indivíduo totalmente desinteressado e que estaria acima dos desejos e necessidades humanos.


4. (FCC) As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o ‘papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita’ (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.
Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante no currículo do Ensino Médio porque
A) é um elemento diferencial para se considerar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
B) ajuda aqueles que pretendem seguir a carreira de historiadores da filosofia.
C) colabora na formação de futuros oradores e políticos, na medida em que está vinculada à natureza argumentativa da disciplina. 
D) contribui de maneira diferenciada para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico.


5. (FCC) No que se refere ao ensino do tema universalismo versus relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar a discussão procedendo a uma
A) defesa apaixonada do relativismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
B) discussão em sala de aula entre os alunos, de modo que eles percebam por si próprios as diferenças entre uma coisa e outra.
C) defesa apaixonada do universalismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
D) argumentação segundo a qual tanto o universalismo quanto o relativismo são destituídos de verdade, dado que não podem provar os seus argumentos.


GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:D - 5:B




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