1. (AOCP) Pode-se
afirmar que há uma multiplicidade de conhecimentos, desde aquele conhecimento
presente no cotidiano de cada indivíduo até aquele conhecimento desenvolvido
nas diversas instituições de ensino, bem como nas comunidades científicas
existentes no mundo em geral. Um modo didático e pedagógico de compreender os
conhecimentos em geral seria separá-los em dois grandes grupos: senso comum e
conhecimento científico. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
A) Pode-se
afirmar que o senso comum é unificador e objetivo.
B) O senso comum
compõe as crenças e as superstições. Tendo isso em vista, trata-se de um
conhecimento equivocado. Em contrapartida, como a ciência visa comprovações,
dispensa-se a formulação de novos paradigmas científicos.
C) O
conhecimento científico é fragmentário, devido ao fato de haver uma distinção
entre as ciências humanas, as ciências formais e as ciências da natureza.
D) O senso
comum é frequentemente subjetivo, porque depende do ponto de vista individual e
pessoal, pois pode ser condicionado por sentimentos ou afirmações arbitrárias.
Distinto disso, o mundo construído pela ciência aspira à objetividade.
2. (UECE) A
dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão
filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os
fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão
entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do
pensamento, contudo, é essencialmente diferente. Atente para o que se afirma a
seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento
filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.
(__) O intermediário é o sujeito que observa,
calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades.
(__) Seus objetos estão relacionados a uma
consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua
inter-relação.
(__) O sujeito abstrato projeta e define o
objeto abstrato.
(__) Seus conceitos conservam e explicam
mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua
continuidade histórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) 2, 1, 2,
1.
B) 1, 1, 2, 2.
C) 1, 2, 1, 1.
D) 2, 2, 1, 2.
3. (IDECAN) Sobre
os métodos que os filósofos desenvolveram, analise as afirmativas abaixo:
I. Antonio Gramsci - estruturalismo
II. Friedrich Hegel - dialético-especulativo
III. Jean Paul Sartre - fenomenológico-existencial
IV. Sócrates - maiêutico
V. Friedrich Schleiermacher - hermenêutica
Assinale
A) se somente as
afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
B) se somente
as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas.
C) se somente as
afirmativas III, IV, V estiverem corretas.
D) se somente as
afirmativas I, II, IV e V estiverem corretas.
E) se todas as
afirmativas as alternativas estiverem corretas.
4. (CONSULPLAN) Sobre Gaston Bachelard, analise as afirmativas a seguir.
I. “Para o filósofo, a ciência é imutável e,
a partir desse conceito, se destacou em sua época. Foi responsável pela criação
de novos modelos de estudo, como o substancialismo, que dá ideia de substância;
animismo, termo relacionado ao princípio de dar vida à matéria; e o imagismo,
correspondente ao excesso de imagens. De acordo com o pesquisador científico
filosófico, o ramo da filosofia que interfere na ciência é estático por
natureza. Isto implica dizer que o espírito científico deve formar-se a partir
de bases sólidas e fundamentadas. Além do mais, a objetividade da ciência só se
conclui quando a mesma se rompe com o objeto imediato.”
(Disponível em: www.estudopratico.com.br.)
PORQUE
II. “É considerado o pai do existencialismo
contemporâneo. Lançou bases para um novo racionalismo ou racionalismo aberto,
fundado na crítica da epistemologia tradicional e na renovação da história das
descobertas científicas. Sua obra inclui escritos originais sobre a poética dos
elementos naturais e uma investigação do imaginário humano sem fronteiras. Em
sua linha de pensamento a existência é fruto de deliberação livre e voluntária
do homem e a ciência é uma manifestação da complexidade do interior da alma
humana.”
(Japiassú, 2006:25.)
Assinale a alternativa correta.
A) As afirmativas I e II são falsas.
B) A afirmativa
I é falsa e a II, verdadeira.
C) A afirmativa
I é verdadeira e a II, falsa.
D) As
afirmativas I e II verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
5. (FCC) Segundo
Marilena Chauí (Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2006, p.81), no final do
século XIX e início do século XX, a preocupação com o transcendental reapareceu
com a filosofia de Edmund Husserl, a fenomenologia. A discussão do dilema entre
o inatismo e o empirismo é retomada por Husserl a partir das discussões sobre
os fundamentos da lógica e da matemática e prossegue quando o filósofo procura
determinar as condições a priori de possibilidade da Filosofia como ciência
rigorosa. Baseado nessa afirmação, pode-se dizer que a fenomenologia, para
Husserl, é a descrição
A) das
experiências da consciência como atividade de conhecimento.
B) das
experiências da consciência na história.
C) das mutações
do fenômeno tal como aparece na experiência sensível.
D) dos estados
psicológicos da mente.
E) das figuras
do espírito absoluto.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:B - 4:A -5:A
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