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QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA GREGA



1. (AOCP) Na Grécia Antiga, “o mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.)” (CHAUÍ, 2009, p. 34). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre a mitologia grega, assinale a alternativa correta.
A) O mito não pode ser considerado conhecimento.
B) O mito é a expressão de uma primeira tentativa da consciência humana de explicar a filosofia pré-socrática, ou seja, o período cosmológico.
C) O mito consistia em uma narrativa acerca da origem e do funcionamento do universo, bem como abordava a origem dos seres humanos, o fundamento dos costumes humanos e a interferência dos deuses.
D) O mito faz parte da tradição ocidental de cunho escrito. No caso, primeiramente, cada mito foi escrito e, em seguida, passou a ser narrado pelos poetas.


2. (VUNESP) Embora não seja algo preciso e rigoroso, há uma tradição que concebe duas correntes filosóficas opostas a percorrerem os séculos, consagradas simbolicamente pelas duas figuras centrais, Platão e Aristóteles, presentes no célebre quadro de Rafael, A escola de Atenas. São elas:
A) o tomismo, desenvolvido na Idade Média, pela Igreja católica, e o criticismo, surgido na Antiguidade, e que teve apogeu no século XIX.
B) o ceticismo, que diz que não há conhecimento seguro sobre o empírico, e o empirismo, que se fundamenta na experiência para a produção de conhecimentos científicos.
C) o empirismo, caracterizado pela ideia de que a razão é a fonte do conhecimento verdadeiro, e o racionalismo, que defende o uso de métodos racionais para se atingir um conhecimento seguro.
D) o racionalismo, que concebe o sujeito como fonte do conhecimento, e o empirismo, que entende que a origem do conhecimento está nos sentidos.
E) o platonismo, que concebe a existência de um mundo ideal, e o aristotelismo, que entende que a natureza é a origem da verdade.


3. (CESPE/CEBRASPE) A concepção da filosofia como uma explicação racional e sistemática da origem, ordem e transformação do mundo, da natureza, do cosmos, e como uma tentativa de compreensão racional e fundamentada no discurso da ordem do mundo, da realidade e do ser é característica do(da)
A) filosofia pré-socrática, voltada aos princípios constitutivos do ser, os quais propiciariam a compreensão da estrutura profunda do real.
B) metafísica aristotélica, que, assentada exclusivamente em Platão, procurava compreender o puro ser, a origem das coisas e as causas das mudanças e repetições.
C) idealismo socrático, que, ao erigir o espírito como Ser Absoluto, assemelha homem e natureza e aborda a possibilidade do conhecimento a partir da metafísica.
D) renascimento grego, em que se buscou incessantemente os limites da razão humana com base na experiência e na observação.
E) filosofia pós-aristotélica, fundamentada em teses tipicamente aristotélicas, que demonstravam a contradição entre razão e fé.


4. (FCC) É na Grécia clássica que a tradição cultural ocidental estabelece a origem da linguagem conceitual, onde uma nova forma de falar constitui-se em oposição à forma originária que comunicava por metáforas situações vividas pelo narrador. Essa nova forma de falar descreve e demonstra o pensamento entendedor das coisas: as propriedades destas são pensadas analiticamente como existindo sem nenhuma dependência dos processos emocionais de quem as compreende.
As duas formas de linguagens, mencionadas no parágrafo acima, são
A) senso-comum e bom-senso.
B) teologia e ciência.
C) mythos e logos.
D) linguagem popular e linguagem erudita.
E) religião e filosofia.


5. No período socrático, também chamado de antropológico, o ideal educativo grego deixou de ser a formação do jovem guerreiro, belo e bom, para a formação do bom cidadão, desenvolvendo uma nova educação com padrão ideal de formação do jovem a virtude cívica para o exercício da cidadania (areté).
NÃO corresponde ao papel dos sofistas, considerados os primeiros filósofos do período socrático:
A) Ensinavam que o homem é a medida de todas as coisas.
B) Diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições.
C) Ensinavam a técnica da persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a favor ou contra qualquer posição ou opinião.
D) Defendiam que a educação antiga do guerreiro já não atendia às exigências da sociedade grega.
E) Propunham que, antes de persuadir os outros em uma discussão, era preciso conhecer-se a si mesmo.



GABARITO
1:C - 2:D - 3:A - 4:C - 5:E



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