1. (FCC) A
respeito da relação entre Mitologia Grega e Filosofia, considere as afirmações
a seguir.
I. O Mito não se importa em cair em
contradições ao explicar a origem do mundo por meio da fantasia, do fabuloso e
do incompreensível.
II. A Filosofia não admite contradições,
fabulações e coisas incompreensíveis e exige uma explicação coerente, lógica e
racional.
III. O Mito fala em Urano, Ponto e Gaia; a
Filosofia fala em céu, mar e terra.
IV. O Mito narra a origem por meio de
genealogias e disputas entre os deuses, enquanto a Filosofia explica a origem
das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
V. O Mito procura narrar como as coisas
teriam sido num passado imemorial e longínquo enquanto a Filosofia se preocupa
em explicar como e por que as coisas são como são em qualquer momento do tempo.
Está correto o que se afirma em
A) I, II,
III, IV e V.
B) I e II,
apenas.
C) II e III,
apenas.
D) III e IV,
apenas.
E) V, apenas.
2. (FCC) Segundo
Marilena Chaui (Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2006, p. 39), o período
pré-socrático também poderia ser denominado período cosmológico. Dentre as
principais características dessa cosmologia, NÃO se pode assinalar a
A) explicação
racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da
qual os seres humanos fazem parte.
B) busca do
princípio natural, eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres.
C) investigação
mitológica da origem do Universo, que situaria as causas dos fenômenos da
natureza nos seres supraterrenos.
D) afirmação de
que, embora a physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres
infinitamente variados e diferentes do mundo.
E) afirmação de
que, embora a physis seja imutável, os seres físicos ou naturais gerados por
ela, além de serem mortais, são mutáveis ou seres em contínua transformação.
3. (FCC) Leia o
texto a seguir.
A história da Filosofia grega é a história de
um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por
...... e ......, pois, se o primeiro tem razão, o pensamento deve ser um fluxo
perpétuo e a verdade é a perpétua contradição dos seres em mudança contínua;
mas se o segundo [sic] tem razão, o mundo em que vivemos não tem sentido, não
pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.
(CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo:
Ática, 2006, p. 105)
Completa correta e respectivamente as lacunas
do texto:
A) Platão e
Aristóteles.
B) Empédocles de
Agrigento e Demócrito.
C) Tales de
Mileto e Zenão de Eleia.
D) Heráclito e
Parmênides.
E) Epicuro e
Sócrates.
4. (CEPERJ) O
interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto
cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de
democracia na Atenas do século V a.C., delimita o contexto do surgimento:
A) da apologia
B) do
pitagorismo
C) da sofística
D) da isonomia
E) do pluralismo
5. (CEPERJ) A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir
qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser
boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:
A) elaboradas e
técnicas
B) falsas e
verdadeiras
C) únicas e
discutíveis
D) justas e
infalíveis
E) ficcionais e
elaboradas
GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:C - 5:B
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