1. (FUMARC) Leia o
texto a seguir:
“Os Sofistas surgem na Grécia antiga, século
V a. C. na passagem da oligarquia para a democracia. São os mestres de retórica
e oratória, muitas vezes mestres itinerantes, que percorrem as cidades-estados
fornecendo seus ensinamentos, sua técnica, suas habilidades aos cidadãos em
geral. Eram relativistas. Sócrates também ensinava nas praças públicas através
de perguntas e respostas que despertavam a verdade que está no interior de cada
um. Sócrates afirmava que a opinião (doxa) é uma expressão individual, já o
conhecimento (episteme) é universal. Desta forma, os sofistas ensinavam a
retórica para convencer aos outros que sua opinião é a melhor e Sócrates
ensinava a dialética, que através de questionamentos (só sei que nada sei)
levava ao conhecimento verdadeiro”
(MAR-CONDES, Danilo. Iniciação à História da
Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 42-48. Adaptado).
De acordo com o texto acima, Sócrates não era
um sofista, pois ele
A) buscava a
verdade da episteme, enquanto os sofistas despertavam a verdade dentro de cada
um.
B) defendia a
existência de uma verdade universal, enquanto os sofistas eram relativistas.
C) ensinava nas
praças públicas apenas de Atenas, enquanto os sofistas eram itinerantes.
D) era cético,
seu lema era “só sei que nada sei”, enquanto os sofistas defendiam uma verdade.
E) persuadia
através da retórica de que estava certo, enquanto os sofistas eram dialéticos.
2. (FUMARC) Leia o
texto a seguir:
“Um dos modos talvez mais simples e menos
polêmicos de se caracterizar a filosofia é através de sua história: forma de
pensamento que nasce na Grécia antiga, por volta do séc. VI a.C. Os primeiros
filósofos Tales, Anaxímenes e Anaximandro surgem nas colônias gregas do
Mediterrâneo oriental, no mar Jônico, que eram importantes postos comerciais e
onde reinava um certo pluralismo cultural, com a presença de diversas línguas,
tradições, cultos e mitos. É possível que a influência de diferentes tradições míticas
tenha levado à relativização dos mitos. Por isso, os filósofos da escola jônica
buscam uma explicação do mundo baseada essencialmente em causas naturais e
através de uma discussão aberta, na qual todos podiam participar com seus
argumentos”
(MARCONDES,
Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004,
p. 19-22. Adaptado).
Segundo Marcondes, uma das condições para o
surgimento do pensamento filosófico na Grécia antiga foi a mentalidade
A) aberta e
tolerante dos comerciantes gregos com relação aos diferentes mitos.
B) aberta e
tolerante dos comerciantes gregos com relação aos fenômenos naturais.
C) filosófica
reinante nas colônias gregas do Mediterrâneo oriental.
D) mítica dos
comerciantes gregos da Jônia com relação aos fenômenos naturais.
E) reacionária
dos comerciantes gregos com relação aos mitos bárbaros.
3. (CONSULPLAN) “A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a
physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as
coisas, o princípio delas.”
(Disponível em:
mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à
filosofia:
A) Sofista.
B) Socrática.
C) Aristotélica.
D) Pré-Socrática.
4. (CONSULPLAN) “Com os ______________ o quadro mudou em relação aos antecessores. A
problemática do cosmos entrou em crise e a atenção passou a se concentrar no
homem e em suas virtudes específicas. Nascia assim a problemática moral.”
(Reale, 1990. V 1. P 24.)
Assinale a alternativa que completa
corretamente a afirmativa anterior.
A) jônicos
B) sofistas
C) atomistas
D) escolásticos
5. (CONSULPLAN) “Na Grécia Antiga, havia “professores” itinerantes, os sofistas, que
percorriam as cidades ensinando a arte da retórica às pessoas interessadas. A
principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida
política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por
isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que
temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram Platão e
Aristóteles.”
(Disponível em:
mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Considerando o trecho anterior, analise as
afirmativas a seguir.
I. Seu saber era aparente e não efetivo, pois
não possuía compromisso com a verdade, sim com o lucro.
II. Ensinavam a arte de argumentar e
persuadir, indispensável para exercer a cidadania numa democracia direta.
III. Contribuíram para o ensino. Formaram um
currículo de estudos que foi resgatado no período medieval.
IV. Há periculosidade do pensamento no ponto
de vista moral, bem como inconsistência na teorética.
V. Os sofistas representam um fenômeno
imprescindível. É impensável a filosofia sem eles.
A respeito do pensamento direto dos
principais socráticos sobre os sofistas estão corretas apenas as afirmativas
A) I e IV.
B) I e V.
C) II e III.
D) III e IV.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:D - 4:B - 5:A
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