1. (FCC) O mito
de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem
dos demais seres vivos. Nesse mito, o
A) fogo roubado,
entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.
B) homem é
representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem
fazer para deter o progresso humano.
C) principal
deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a
razão e a técnica.
D) roubo do fogo
indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do
saber técnico.
2. (FCC) Nas
Orientações Pedagógicas/MG concernentes à relação entre mito e logos, Platão é
assinalado como um filósofo que o professor deve contemplar na sua aula. Isto
porque, no pensamento de Platão,
A) o mito é
completamente ausente, já que o filósofo contrapunha ao mito o discurso
demonstrativo, o único que pode lograr alcançar as verdades universais e
necessárias.
B) há uma
imbricação entre discurso demonstrativo e mítico, uma vez que o filósofo
utilizava o mito como recurso para tratar de certas questões.
C) há uma
análise profunda e detalhada de toda a mitologia grega, razão pela qual os seus
escritos constituem a principal fonte de conhecimento desta.
D) o mito é
reconhecido como precursor da atitude filosófica, ainda que o filósofo acabe
por excluí-lo de seu discurso.
3. (CEPERJ)
Antecedente ao pensamento filosófico-científico na cultura grega, o pensamento
mítico é uma maneira de um povo explicar aspectos essenciais da realidade em
que vive. O mito, por sua vez, caracteriza-se principalmente:
A) pela
variedade de perspectivas que discute.
B) pelo tipo
de discurso que constitui.
C) pela forma de
questionamento que promove.
D) pela maneira
como se fundamenta.
E) pelo modelo
de crítica que desenvolve.
4. (FCC) O que
vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que
estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema
dignidade.
Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado
(Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da
transição do pensamento
A) pré-socrático
para o socrático.
B) antigo para o
medieval.
C) medieval para
o moderno.
D) iluminista para o romântico.
E) romântico
para o positivista.
5. (FUNIVERSA) Estudos antropológicos afirmam que os mitos são muito importantes para
a organização cultural dos povos. Nesse sentido, asseguram que os gregos, como
qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a Filosofia nasceu
gradualmente do interior desses mitos. Acerca desse tema, é correto afirmar que
A) os mitos
prendem-se a narrativas passadas para explicar o presente.
B) a filosofia
admite as coisas incompreensíveis.
C) o mito
valoriza, acima de tudo, as contradições.
D) a Filosofia
não se preocupa em explicar como e por que as coisas acontecem na totalidade.
E) tanto na
Filosofia quanto no mito, a autoridade e a credibilidade da explicação se
fortalecem na pessoa de quem os expõe.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:B - 4:D - 5:A
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