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QUESTÕES SOBRE O FAZER FILOSÓFICO



1. (FUMARC) Leia o texto a seguir:
“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).

Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de
A) unidimensonalidade e avaliação.
B) transcendência e liberdade.
C) reflexão e cientificidade.
D) imanência e unidade.
E) admiração e necessidade.


2. (FCC) Não existe uma definição única de Filosofia. Existem diversas definições possíveis acerca de seu significado. Entretanto, é possível afirmar que a Filosofia NÃO pode ser definida como
A) uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura, nas quais ela corresponderia ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma.
B) uma sabedoria de vida, na medida em que aprende e ensina a controlar os desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio.
C) um esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido.
D) uma fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.
E) uma visão particular de mundo em que predominam os valores e as opiniões individuais.


3. (CEPERJ) Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:
A) a indignação do sujeito
B) o isolamento do indivíduo
C) a utilidade do pensamento
D) a determinação das coisas
E) o princípio da universalidade


4. (CESPE/CEBRASPE) A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
A) estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
B) cartazes, flanerógrafos, projetores e retroprojetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extraclasse, pois esses meios convidam à dispersão.
C) o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
D) a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.


5. (FCC) No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.
É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão
A) relativista dos sofistas e seu projeto político.
B) platônica do papel do filósofo.
C) agostiniana do compromisso do filósofo com a transcendência.
D) kantiana do papel da filosofia para o esclarecimento e a autonomia.
E) de A. Schopenhauer sobre a missão do filósofo.


GABARITO
1:B - 2:E - 3:D - 4:A - 5:B








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