1. (UECE) Sobre
os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que
for falso.
(__) Anaximandro considerou o apeiron o
arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas.
(__) Anaxímenes considerou o fogo como seu
arché, substância primordial, princípio de todas as coisas.
(__) Empédocles propôs o ar como princípio de
todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente.
(__) Parmênides dizia que o ser é, e não pode
deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) F, V, V, F.
B) F, V, V, V.
C) V, F, F, F.
D) V, F, F,
V.
2. (CONSULPLAN) Através do estudo da história da filosofia pode-se ter uma noção das
diversas maneiras que o homem compreendeu o mundo que o cerca. Na história da
filosofia eram conhecidos como os filósofos da Physis os
A) socráticos.
B)
pós-socráticos.
C) pré-socráticos.
D) empiristas.
E)
racionalistas.
3. (INEP 2016) Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa.
E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água,
ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas
coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e
se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações,
então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas às outras,
nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem
um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não
fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de
diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando
sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos
pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros
pensadores, denominados pré-socráticos. Para eles, a principal preocupação
filosófica era de ordem
A) cosmológica,
propondo uma explicação racional do mundo fundamentada nos elementos da
natureza.
B) política,
discutindo as formas de organização da pólis ao estabelecer as regras da
democracia.
C) ética,
desenvolvendo uma filosofia dos valores virtuosos que tem a felicidade como o
bem maior.
D) estética,
procurando investigar a aparência dos entes sensíveis.
E) hermenêutica,
construindo uma explicação unívoca da realidade.
4. (INEP 2016) Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se
insere no campo das
A) investigações
do pensamento sistemático.
B) preocupações
do período mitológico.
C) discussões
de base ontológica.
D) habilidades
da retórica sofística.
E) verdades do
mundo sensível.
5. (UNESPAR 2015) Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia
Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao
pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados
Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
A) Tales de
Mileto a partir de suas viagens até o Egito observou a importância da água para
o desenvolvimento de todas as coisas visíveis. Um corpo vivo possui água
enquanto um corpo morto desidrata. Contudo, sua força argumentativa ficou na
observação de que a água passaria por três estados (líquido, sólido, gasoso)
mantendo sua essência intacta. Daí um dos porquês de Tales considerar a água
como o princípio de todas as coisas;
B) Pitágoras de
Samon propôs uma das mais cobiçadas ideias da filosofia antiga: o mundo seria
composto pelo absoluto desordenamento e falta de proporções entre as coisas.
Desse modo, surge a doutrina que explica a origem do Mundo através do Caos;
C) Demócrito, o
atomista, percebeu que as discussões de seus antecedentes estavam presas aos
elementos do visível. Daí propor como objeto de estudo as coisas imateriais e
espirituais como explicação da origem de todas as coisas. Cunha então o termo
“átomo” que nada mais é do que “feito por divindades”;
D) Heráclito de
Éfeso desenvolve sua filosofia baseando-se nas discussões de que todas as
coisas que pudessem ser pensadas e expressas pela linguagem deveriam existir.
Assim, cunha um dos mais famosos pensamentos da Antiguidade: “o ser é; o
não-ser não é”, afirmando sobre a impossibilidade de algo não existir;
E) Parmênides de
Eléia desenvolveu suas ideias através das observações do mundo sensível. Assim,
descobriu que ora algumas coisas são, ora as mesmas coisas se mostram
diferentes. A importância de suas ideias é marcada pela absoluta desconfiança
com o mundo dos sentidos, pois tudo mudaria sem deixar marcas de continuidade.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:A - 4:C - 5:A
0 Comentários