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QUESTÕES SOBRE A RAZÃO E SEUS SENTIDOS



1. (UECE) A filosofia teórica de John Locke teve ampla influência na reflexão racional sobre o empirismo e o racionalismo. Considerando a teoria do conhecimento humano na filosofia de John Locke, assinale a afirmação FALSA.
A) O empirismo de Locke sustenta que todas as ideias simples derivam sempre e apenas da experiência.
B) O espírito humano é como uma folha em branco, uma tábula rasa, que constrói o conhecimento com base na razão.
C) Nosso intelecto pode combinar de vários modos as ideias que recebe, mas não pode de modo nenhum dar-se a si próprio as ideias simples e nem destrui-las.
D) Ter a ideia de algo em nosso espirito não prova a existência dessa coisa mais do que o retrato de um homem possa tornar evidente a sua existência no mundo.


2. (UECE) A racionalidade é técnica de sustentação de injustiças, de trabalhos forçados e de sofrimentos. Considerando a relação entre racionalidade técnica e racionalidade crítica, assinale a afirmação verdadeira.
A) Os crimes dos nazistas são permitidos pela razão crítica.
B) Os sentimentos humanitários suplantam as exigências de uma racionalidade crítica.
C) A racionalidade crítica permite que os fins justifiquem os meios.
D) A razão técnica é superada pelas exigências de uma racionalidade crítica.


3. (FUMARC) Leia o texto a seguir: 
“Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão”, mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência” (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).
Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fundada em uma “teoria transcendental da experiência”, capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém
A) as ideias puras da razão, mas somente enquanto capazes de comprovação empírica.
B) as ideias puras da razão, mas somente enquanto condição de conhecimento da experiência como coisa em si.
C) os princípios a priori da razão, mas somente enquanto princípios imanentes a uma experiência possível.
D) os princípios a priori da razão, mas somente enquanto condição de possibilidade de uma experiência empírica.
E) os princípios universais e necessários da razão, mas somente enquanto biologicamente inatos ao homem.


4. (CESPE/CEBRASPE) A violência do princípio “saber é poder” (Francis Bacon), ou seja, a imposição da “técnica social”, da razão funcional, instrumental, tecnológica, com o seu afã de disponibilizar tudo, homens e coisas, perpassa totalmente a sociedade de nosso tempo, nas análises de Herbert Marcuse (1898-1979). A sociedade se torna um sistema funcional auto constituído. É uma nova forma de “ditadura” ou “totalitarismo”. Agora, o totalitarismo já não provém deste ou daquele partido ou Estado, não tem cor, é anônimo. Mesmo a democracia é apenas uma aparência. Aparentemente, trata-se da “soberania do povo”, mas, em verdade, o que está em questão é a regência dos mecanismos estabelecidos pelo sistema. A dominação se tornou racional e a racionalidade, dominadora. Ninguém mais governa e todos são dominados. Dessa situação histórica surge o Homem unidimensional, título de um livro de Marcuse, de 1964. Assim, o mundo fica chato, isto é, plano (e monótono). A dominação ocorre não só por meio da tecnologia, mas como tecnologia. Paradoxalmente, a sociedade racional enterra, de vez, a ideia da razão.
Com relação às ideias expostas no texto acima, assinale a opção correta.
A) Marcuse vê no triunfo da razão instrumental e no surgimento do homem unidimensional a forma mais extrema de totalitarismo, que suprime a liberdade e o prazer da vida dos homens.
B) Marcuse considera o triunfo da razão instrumental como uma conquista da humanidade moderna, ou seja, como um processo que traz aos homens a plena satisfação de seus desejos, pois possibilita a eles participarem da fruição dos bens de consumo produzidos na civilização tecnológica.
C) Segundo Marcuse, a civilização tecnológica é a civilização da liberdade.
D) Na concepção de Marcuse, a forma de totalitarismo mais ameaçadora é a do Estado.
E) Para Marcuse, a democracia é uma das conquistas fundamentais dos Estados modernos.


5. (FCC) Na obra Além do bem e do mal, Nietzsche nega que as dicotomias metafísicas tradicionais, tais como bem/mal e verdadeiro/falso, sejam derivadas
A) dos sentimentos e instintos humanos.
B) da história.
C) da razão universal.
D) da cultura.
E) da educação.


GABARITO
1:B - 2:C - 3:D - 4:A - 5:C




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